sexta-feira, 2 de maio de 2014

FILMAÇO HISTÓRICO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.  

Getúlio.
Produção brasileira de 2013.

Direção: João Jardim.

Elenco: Tony Ramos, Drica Moraes, Alexandre Borges, Adriano Garib, Marcelo Médici, Alexandre Nero, Jackson Antunes, Leonardo Medeiros, Daniel Dantas, Thiago Justino, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 5 do Complexo Centerplex Maceió em 02 de maio de 2014.

Cotação

Nota: 8,5.  

Sinopse: Baseado em fatos, o filme narra os últimos dezenove dias de vida do presidente Getúlio Vargas (Ramos), abalado por uma crise governamental que complicou quando seu rival, o jornalista Carlos Lacerda (Borges), sofre um atentado, que, de acordo com as investigações, a ordem partiu de dentro do Palácio do Catete, então sede do Governo Federal do nosso país, e que tem o seu chefe da guarda pessoal e seu homem de confiança há anos, o tenente Gregório Fortunado (Justino). Vargas tenta contornar a situação, contando com o apoio de sua filha e braço direito, Alzira (Moraes), neste momento tão delicado que terminará de forma trágica.

Comentários: É cada vez mais raro eu comentar aqui que assistir um filme em alguma sala do Centerplex Maceió. Isso se dar não somente pela distância, mas, principalmente, por esse empresa prestar o desfavor aos alagoanos em exibir apenas filmes dublados. Como este drama histórico nacional está sendo exibido em nossa capital apenas lá, encarei o busão e a distância para conferir este filme, amplamente divulgado na semana passada pela Rede Globo, que acabou chamando atenção, pelas sequências que mostram o talentosíssimo Tony Ramos como Getúlio Vargas, uma figura ímpar e talvez a mais controvérsia da nossa história. De fato, o grande mérito do filme é a atuação do garoto propaganda da Friboi, mas, o filme também conta com um ótimo roteiro que explora toda pressão que Vargas vinha sofrendo nos seus últimos dias de vida, que ganha força com um ótimo elenco inspirado. Em meio de tanta comédias, boa parte bobas ou de cinebiografias descartáveis, um filmaço histórico como Vargas é muito bem-vindo em nosso cinema nacional.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário