quinta-feira, 15 de maio de 2014

EMOCIONANTE E FIDELÍSSIMO AOS FATOS.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.  

O 13º Dia OU Os Três Segredos de Fátima (The 13th Day).
Produção britânica de 2009.

Direção: Ian Dominic Higgins.

Elenco: Jane Lesley, Maria Carson, Filipa Fernandes, Vitor Machado, Ana-Sofia Vilas Boas, Michael D'Cruze, Gemma Kelly, Tarek Merlin, Jordanna Iin, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD) em 15 de maio de 2014.

Cotação

Nota: 10,0.  

Sinopse: Baseados nos relatos da Irmã Lúcia, o filme narra os fatos ocorridos em Fátima, Portugal, em 1917, um pacato vilarejo muda, a sua rotina quando três crianças, Lúcia (Fernandes), Francisco (Machado) e Jacinta (Boas), começam a receber a visita de Nossa Senhora (Iin), o que vai despertar a curiosidade dos populares que, a cada mês, lotam a localidade, o que acaba desagradando as autoridades civis portuguesas.

Comentários: Fatos históricos geralmente não são mostrados com fidelidade quando são dramatizados no teatro, cinema e televisão. Os roteiristas sempre dão uma pitada além da conta da tal liberdade poética. E quando estes fatos tem relação com sentimento religioso, ainda inventam de exagerar no dramalhão, geralmente, caindo na pieguice. Lançado em home vídeo no Brasil por duas distribuidoras e dois títulos diferentes, O 13º Dia (tradução literal do título original) ou Os Três Segredos de Fátima (título aparentemente oportunista para despertar interesse e a consequente aquisição do DVD) foge duplamente as duas regras. Com uma belíssima fotografia em preto e branco, sendo apenas as sequências das aparições a cores, o  filme tem um excelente roteiro que resume os principais fatos ocorridos, de acordo com a versão de uma das crianças videntes. As excelentes atuações de um elenco desconhecido e a belíssima trilha tornam o filme ainda mais emocionante. Em tempos não diferentes daqueles da época das aparições, onde a falta de fé e esperança e os contra-valores pipocam, vale a pena reunir a família por menos de uma hora e meia, e conferir este belíssimo filme que traz um fidelíssimo relato dos fatos.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.


 
Duas distribuidoras, dois títulos diferentes em DVD no Brasil.

Trailer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário