Filmes.
Saiu o listão dos piores filmes de 2010.
Transcrevo na íntegra a reportagem da Folha On Line e em seguida farei os meus comentários. Para que esta postagem não fique extensa, logo, chata, em outra postagem farei as minhas apostas em cada categoria do divertido Troféu Framboesa, que na minha opinião, nos últimos anos vem sendo mais interessante que o próprio Oscar.
"Eclipse" e "Sex and the City 2" são indicados a piores filmes do ano.
FERNANDA EZABELLA
DE LOS ANGELES
O romance vampiresco "A Saga Crepúsculo: Eclipse" e o filme de ação "O Último Mestre do Ar" lideram as indicações ao Framboesa de Ouro, prêmio dos piores filmes do ano, cada um com nove indicações.
Robert Pattinson e Kristen Stewart, que são namorados na vida real e nos filmes da saga "Crepúsculo", também concorrem nas categorias pior ator e atriz.
As nova-iorquinas descoladas de "Sex and the City 2" vieram em segundo lugar em número de indicações: vão disputar em sete categorias, incluindo pior elenco e pior diretor.
|
Romance vampiresco "Eclipse" lidera indicações a prêmiação de piores do ano concorrendo em nove categorias |
Os três longas concorrem ao prêmio de pior do ano com a comédia romântica "Caçador de Recompensa" e a paródia "Os Vampiros Que Se Mordam".
O Framboesa de Ouro é organizado pelo entusiasta cinematográfico John Wilson e está em sua 31ª edição. São cerca de 600 votantes, bem mais do que os 90 do Globo de Ouro e bem menos do que os quase seis mil do Oscar. Para votar, basta pagar US$ 35 dólares por ano.
Pattinson foi indicado por conta de "Eclipse" e "Lembranças" e irá disputar com o colega de set Taylor Lautner ("A Saga Crepúsculo: Eclipse" e "Idas e Vindas do Amor"), Jack Black ("As Viagens de Gulliver"), Gerard Butler ("Caçador de Recompensa") e Ashton Kutcher ("Par Perfeito" e "Idas e Vindas do Amor").
Stewart foi indicada só pelo filme de vampiros e vai disputar com Jennifer Aniston ("Caçador de Recompensa" e "Coincidências do Amor"), Miley Cyrus ("A Última Música"), Megan Fox ("Jonah Hex - Caçador de Recompensas") e as quatro de "Sex and the City 2" (Sarah Jessica Parker, Kim Cattrall, Kristin Davis e Cynthia Nixon).
Três veteranas fizeram a lista de pior atriz coadjuvante: Liza Minnelli (com "Sex and the City 2"), Cher ("Burlesque") e Barbra Streisand ("Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família").
A cerimônia de entrega da 31ª edição do Framboesa de Ouro acontece no dia 26 de fevereiro, um dia antes do Oscar.
Em 2010, Sandra Bullock foi a ganhadora da categoria pior atriz por conta do filme "Maluca Paixão". No dia seguinte, no Oscar, ela foi premiada pela atuação em "Um Sonho Possível".
Bullock foi ao evento do Framboesa de Ouro* e ainda fez discurso ao aceitar o troféu: "Vou voltar no ano que vem se prometerem que vão assistir ao filme", disse, distribuindo cópias de "Maluca Paixão" à plateia. "Vou querer saber se foi realmente a pior atuação do ano".
Veja a lista completa:
PIOR FILME
"Caçador de Recompensa"
"A Saga Crepúsculo: Eclipse"
"O Último Mestre do Ar"
"Sex and the City 2"
"Os Vampiros Que Se Mordam"
PIOR DIRETOR
Sylvester Stallone ("Os Mercenários")
Jason Friedberg e Aaron Seltzer ("Os Vampiros Que Se Mordam")
Michael Patrick King ("Sex and the City 2")
M. Night Shyamalan ("O Último Mestre do Ar")
David Slade ("A Saga Crepúsculo: Eclipse")
PIOR ATOR
Robert Pattinson ("A Saga Crepúsculo: Eclipse" e "Lembranças")
Taylor Lautner ("A Saga Crepúsculo: Eclipse" e "Idas e Vindas do Amor")
Jack Black ("As Viagens de Gulliver")
Gerard Butler ("Caçador de Recompensa")
Ashton Kutcher ("Par Perfeito" e "Idas e Vindas do Amor")
PIOR ATRIZ
Kristen Stewart ("A Saga Crepúsculo: Eclipse")
Jennifer Aniston ("Caçador de Recompensa" e "Coincidências do Amor")
Miley Cyrus ("A Última Música")
Megan Fox ("Jonah Hex - Caçador de Recompensas")
Sarah Jessica Parker, Kim Cattrall, Kristin Davis e Cynthia Nixon ("Sex and the City 2")
PIOR ATRIZ COADJUVANTE
Jessica Alba ("The Killer Inside Me", "Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família", "Machete" e "Idas e Vindas do Amor")
Cher ("Burlesque")
Liza Minnelli ("Sex and the City 2")
Nicola Peltz ("O Último Mestre do Ar")
Barbra Streisand ("Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família")
PIOR ATOR COADJUVANTE
Billy Ray Cyrus ("Missão Quase Impossível")
George Lopez ("Marmaduke", "Missão Quase Impossível" e "Idas e Vindas do Amor")
Dev Patel ("O Último Mestre do Ar")
Jackson Rathbone ("O Último Mestre do Ar" e "A Saga Crepúsculo: Eclipse")
Rob Schneider ("Gente Grande")
PIOR USO DE 3D
"Como Cães e Gatos 2"
"Fúria de Titãs"
"O Último Mestre do Ar"
"O Quebra-Nozes 3D"
"Jogos Mortais: O Final"
PIOR CASAL EM CENA/ PIOR ELENCO
Jennifer Aniston e Gerard Butler, em "Caçador de Recompensa"
Josh Brolin e Megan Fox, em "Jonah Hex - Caçador de Recompensas"
Elenco inteiro de "A Saga Crepúsculo: Eclipse"
Elenco inteiro de "Sex and the City 2"
Elenco inteiro de "O Último Mestre do Ar"
PIOR ROTEIRO
"O Último Mestre do Ar"
"Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família"
"Sex and the City 2"
"A Saga Crepúsculo: Eclipse"
"Os Vampiros Que Se Mordam"
PIOR SEQUÊNCIA, REMAKE, PREQUEL OU DERIVADO
"Fúria de Titãs"
"O Último Mestre do Ar"
"Sex and the City 2"
"A Saga Crepúsculo: Eclipse"
"Os Vampiros Que Se Mordam"
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/864982-eclipse-e-sex-and-the-city-2-sao-indicados-a-piores-filmes-do-ano.shtml
Grifos meu.
* Nota: Quero ressaltar a humildade e senso de humor da atriz Sandra Bullock, que entrou na brincadeira e fez questão de ir receber o seu Fambroesa de Ouro.
Comentários deste blogueiro.
No geral, finalmente, eu e os que fazem anualmente esta lista, estamos de acordo na maioria das indicações, a começar pelas indicações ao terceiro filme da série modinha teen. Sempre disse neste blog, e até fui criticado pelas minhas amigas, que o casalzinho insosso da Saga Crepúsculo são péssimos atores. Deus é justo e a própria crítica norte-americana só confirmou a verdade.
Jack Black, Gerard Butler, Jennifer Aniston, Miley Cyrus, a gostosona e, infelizmente, metida a bosta da Megan Fox, Cher e Liza Minnelli nunca foram lá grandes atores/atrizes e merecem está em todas as listas dos piores da história do cinema. Ashton Kutcher, sempre fazendo péssimas escolhas (leia-se, os mesmo personagens retardados da época de adolescência) pede gratuitamente para entrar na lista dos piores. Já Barbra Streisand em Entrando numa fria maior ainda com a família está mais perdida que cego em tiroteio, assim como a lindíssima e sempre esforçada Jéssica Alba, e o pequeno na estatura mas grande como ator Dustin Hoffman, que inexplicavelmente não foi indicado, já que está pior neste filme pior do que as duas. As duas mereceram a indicação, mas não indicá-lo foi uma pisada de bola dos organizadores do Framboesa.
A grande supresa para mim foram as indicações de Sex and the City 2, que eu sempre achei uma merda desde dos tempos que era um série paparicada pela crítica. Por este motivo é que fui pego de supresa em ver a justiça sendo feita, finalmente colocando no seu devido lugar esta chatíssima série que prega a futilidade do pseudo-feminismo consumista e de libertinagem sexual.
Outra supresa foi a categoria de pior uso de 3D, que eu até então desconhecia. Como já havia comentado aqui, a ganância dos produtores hollywoodianos fez triplicar filmes nestes formatos, que na pressa para encher os bolsos de dinheiro, acabam sendo mal produzidos. Estou feliz de ter poupado a minha grana e desta lista ter assistido apenas Fúria de Titãs. E olhe que até alguns dias atrás estava triste por não ter conseguido assistir O Último Mestre do Ar e Jogos Mortais: o final.
Evidente que como toda lista, existem as injustiças. A começar pela não indicação de Júlia Roberts e todo elenco de Comer, Rezar e Amar, que para mim, é disparado o pior filme de 2010. Devia ter entrado no lugar de Os Vampiros que se Mordam, que apesar de decepcionante, tem seus momentos hilários, e por isso, se sobressai sobre vários outros filmes paródias, à exemplo dos péssimos Super Heróis: A Liga da Injustiça e Stan Helsing.
Como é de costume, Sylvester Stallone sempre é indicado em alguma categoria do Framboesa, só que desta vez forçaram a barra, cometendo a grande injustiça de indicá-lo como pior diretor pelo excelente Os Mercenários. Os organizadores do Framboesa sempre dão um jeito de colocá-lo na lista dos piores do ano, o que o torna recordista absoluto de indicações ao Framboesa, junto com Arnold Schwarzenegger, John Travolta e Eddie Murphy. Para que não achem que é uma defesa cega de um fã do eterno Rocky Balboa, reparem atentamente na lista: Todos os diretores indicados, tiverem seus filmes e elenco também indicados em suas respectivas categorias, exceto Stallone. Se isso não for marcação cerrada em cima dele, é o que então?
Outra injustiça foi a indicação de Taylor Lautner pela sua interpretação do "lobisteen" no terceiro filme da série teen modinha. O carinha é o único que se salva num elenco repleto de péssimos atores. Não assistir Idas e Vindas do Amor (Graças a Deus não ter assistido que, pelo razoável número de indicações ao Framboesa, parece mesmo ser mesmo uma merda), mas na minha opinião, por Eclipse, Lautner foi injustamente indicado. Injustiça também foi a ex-excelente atriz mirim Dakota Fenning não ter sido indicada a pior atriz coadjuvante pela pior interpretação da sua carreira.
Por fim, acho que Lula: O Filho do Brasil, devia ter sido indicado ao Framboesa. Seria um merecido prêmio de consolação pelo fiasco cometido pela comissão do Ministério da Cultura que para babar o ovo do então chefinho, indicou este filme tosco para representar o nosso país ao Oscar de filme estrangeiro. Se a galera do Framboesa tivesse tido o desprazer de assistir este filminho com certeza seria indicado em todas as categorias e as chances de sair vitorioso em boa parte delas seriam enorme.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo.