segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

CONFISSÃO DE UM CRIME.

Opinião.
Confissão de um crime.


Quero confessar um crime, que 99,99% do povo brasileiro comete: eu compro CD e DVD piratas. Aproximadamente 1% da minha CDteca e DVDteca são made in quintal de um pirateador. E para agravar ainda mais o meu delito: a maioria do meu material de faculdade, é fotocopiado.

Não querendo justificar o meu crime, mas já justificando: convenhamos que, por exemplo, os filme novos estrelados por Van Damme, Steven Seagal, Dolph Lundgren, Tony Jaa,  não valem R$ 5,99, preço do DVD original mais barato, vendido aqui em Maceió. E que comprar um livro que só será utilizado num semestre, e muitas vezes apenas um assunto, por mais de R$ 200,00 é um gasto exageradamente desnecessário.

Enfim, é crime. Sei disso e boa parte da população sabe. Mas se recorremos às fotocópias e aos produtos piratas ocorre pelos altos preços cobrados pelos originais. Particularmente, se tivesse que escolher, seria só produtos originais. Tanto que cerca de 99% dos meus CD  e DVD são originais, e queria ter o orgulho de toda a minha coleção fosse 100% original. Mas infelizmente, fui forçado a adquirir produtos piratas, pelo alto custo dos originais.

Para se ter ideia do absurdo, citarei como exemplo, a maratona maluca que estou realizando com alguns candidatos ao Troféu Framboesa. Pelo preço da locação de apenas um filme original na minha locadora, mais alguns Reais, eu adquirir seis filmes piratas. Se eu fosse locar os originais na minha locadora, eu pagaria acima de R$ 50,00. Ou seja, adquirindo os piratas, economizei mais de R$ 40,00.

Enfim, quem facilita a pirataria, não somos nós consumidores, mas é o próprio Governo Federal. Enquanto não houver uma reforma tributária séria em nossa país, diminuindo os impostos, criando programas de incentivo fiscal aos fabricantes, a pirataria continuará lucrando, enchendo as nossas prateleiras de produtos falsificados.

Rick Pinheiro.
Confessando um crime que a maioria dos brasileiros cometem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário