quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

RECORDAR É REVER: ESTRANHA OBSESSÃO (1996).

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Estranha Obsessão (The Fan).
Produção estadunidense de 1996.

Direção: Tony Scott.

Elenco: Robert De Niro, Wesley Snipes, Ellen Barkin, John Leguizamo, Benicio Del Toro, Patti D'Arbanville-Quinn, Chris Mulkey, Andrew J. Ferchland, Brandon Hammond, Charles Hallahan, Dan Butler, Kurt Fuller,  Michael Jace, Frank Medrano, Don S. Davis, John Kruk, Stoney Jackson, Brad Henke, Drew Snyder, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (SBT) e no streaming (HBO Max).

Sinopse
: Baseado num romance escrito por Peter Abrahams. Gil Renard (De Niro) é um fã doente de beisebol, torcedor fanático ao extremo do time San Francisco Giants. Empolgadíssimo com a nova temporada do time, que contratou por uma bolada milionária o astro Bobby Rayburn (Snipes), quando este passa a não render como o esperado, Gil irá ultrapassar limites para mudar essa situação.

Comentários
: O fanatismo por um time esportivo é a temática central deste filme noventista, estrelado pela veterano Robert De Niro, que como de costume, manda muito bem como um personagem psicótico. Dirigido pelo saudoso mestre Tony Scott, o filme até que prende e envolve atenção durante a maior parte, graças a direção competente e a atuação de De Niro. Mas, seu roteiro regular acaba errando feio a mão a partir do clímax para o final, com a trama rolando em ritmo frenético, com tudo acontecendo apenas porque o roteiro quer. Mesmo sendo um dos filmes mais fracos de Scott e de todos os envolvidos, vale a conferida, já que o resultado final é satisfatório. 
CotaçãoNota: 6,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

domingo, 25 de fevereiro de 2024

RENASCIDO DAS ÁGUAS.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

A Onda Perfeita (The Perfect Wave).
Produção sul-africana, neozelandesa e indonésia de 2014.

Direção: Bruce Macdonald.

Elenco: Scott Eastwood, Rachel Hendrix, Patrick Lyster, Jack Halloran, Scott Mortensen, Matt Bromley, Diana Vickers, Nickolai Mynhardt, Rosy Hodge, Cheryl Ladd, entre outros.

Blogueiro assistiu no streaming (Lumine) em 25 de fevereiro de 2024.

Sinopse
: Baseado em fatos. Aos 24 anos, o surfista Ian McCormack (Eastwood) resolve sair de casa e viajar o mundo com o parça (Halloran) em busca da onda perfeita. Depois de um tempão só curtindo de boa, um incidente faz com que Ian passe por uma experiência que muda para sempre sua vida.

Comentários
: A interessantíssima história de conversão do hoje pastor protestante Ian McCormack tinha tudo para render um filme emocionante, mas que, infelizmente, acaba não acontecendo. O grande problema deste filme gospel estrelado por Scott Eastwood é o roteiro regular, que arrasta a trama exageradamente, perdendo muito tempo com um romancinho insosso do protagonista e algumas outras xaropadas, claramente para encher linguiça até o momento do incidente que rolou a experiência de conversão do protagonista que, pasmen, acontece após uma hora de exibição, num filme que a duração não chega a uma hora e meia. Exageram também na dose de conveniências e incoerências, que atrapalha demais acreditamos nos fatos mostrados. 

Mesmo com esse problema grave no roteiro, A Onda Perfeita não chega a ser um filme ruim, pois o próprio fato que se baseia é muito interessante, o que acaba mantendo o nosso interesse e entregando um filminho apenas ok, bem abaixo do potencial da história, que deixa a desejar como cinebiografia e mais ainda como um filme gospel. 
CotaçãoNota: 6,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

O CAVALEIRO DA IMACULADA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Duas Coroas (Dwie Korony).
Produção polonesa de 2017.

Direção: Michal Kondrat.

Depoimentos de; Michal Kondrat, Frei Ryszard, Kocswara, Frei Andrezej Zajac, Frei Piotr Bielenin, Frei Zdzistw Kijas, Adam Ustvnowics, entre outros. Elenco: Adam Woronowicz, Artur Barciś, Paweł Deląg, Ksawery Szlenkier, Grzegorz Miśtal, entre outros.

Blogueiro assistiu no streaming (Lumine) em 23 de fevereiro de 2024.

Sinopse
: Baseado em fatos. Docudrama que conta a história de São Maximiliano Kolbe. Nos primeiros anos do século XX, preocupado com  o crescimento do ateísmo, o frei polonês Maximiliano Kolbe (Woronowicz) cria uma publicação mensal com muitos esforços a fim de evangelizar. Missão que levou até o fim da vida, mesmo sendo preso pelos nazistas no campo de concentração de Auschwitz.

Comentários
: Um dos santos do século XX mais admirado pelos católicos, São Maximiliano Kolbe tem uma história de vida muito interessante. Mesclando documentário com dramatização com uma eficiência bem acima da média do gênero, Duas Coroas é um filme envolvente, com um bom roteiro que traz mais detalhes curioso da vida do santo, mostrando mais além dos conhecidíssimos fatos de ser o criador da Milícia da Imaculada e de ter dado a vida para salvar a vida de um pai de família. Um filme tocante e envolvente do começo ao fim, que vale a pena ser conferido. 
CotaçãoNota: 8,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.