quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

RECORDAR É REVER: ALEXANDRE.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Alexandre (Alexander).
Produção estadunidense, britânica, alemã, dos Países Baixos, francesa e italiana de 2004.

Direção: Oliver Stone.

Elenco: Colin Farrell, Angelina Jolie, Val Kilmer, Christopher Plummer, Jared Leto, Rosario Dawson, Anthony Hopkins, Jonathan Rhys Meyers, Brian Blessed, Tim Pigott-Smith, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD) e no streaming (HBO Max).

Sinopse
: Baseado em fatos, o filme conta a história d Filho do rei Felipe (Kilmer) e da Olympia (Jolie), Alexandre (Farrell) ampliou de forma considerável os reino da Macedônia, entrando para a história com um dos maiores líderes político e militar da humanidade. Tudo isso a custa de muitas batalhas sangrentas, que tornaram a Macedônia um dos maiores impérios já visto.

Comentários
: Uma parte técnica caprichadíssima, um elenco estrelar, mesmo que escalado equivocadamente (a diferença de idade entre Colin Farrell é apenas um ano mais novo que a sua mão no filme, Angelina Jolie, que absurdamente e sem nenhuma maquiagem que disfarçasse isso), comandado pelo cineasta Oliver Stone, reunidos para conta a história de uma dos maiores líderes da história da humanidade. Com tudo isso, Alexandre tinha tudo para ser um espetacular épico, Ficou só na promessa e acabou sendo um total desastre, com seis indicações ao nada honroso Troféu Framboesa, a crítica descendo o cacete, ameaça de processo por parte dos gregos pelas imprecisões históricas e ainda com o astro, Farrell, posteriormente ter declarado que o filme arruinou sua carreira. Particularmente, não acho que o filme seja essa bomba toda, mas, também, passa longe de ser uma obra-prima.

O grande problema está no roteiro regular, que traz uma trama até interessante, mas, que acaba sendo arrastada um pouco além da conta. Sem falar que as sequências de batalhas são apenas burocráticas, sem emoção. As atuações também não ajudam, e os exageros e canastrices principalmente de Farrell e Jolie, impedem que tenhamos algum tipo de envolvimento emocional. Sem sombra de dúvida, Alexandre fica só na promessa e desperdiça uma excelente oportunidade de trazer a história de um dos maiores líderes da história de forma épica e espetacular. Uma pena! CotaçãoNota: 5,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário