quinta-feira, 25 de agosto de 2022

RECORDAR É REVER: O GRANDE TRUQUE.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

O Grande Truque (The Prestige).
Produção britânica e estadunidense de 2006.

Direção: Christopher Nolan.

Elenco: Hugh Jackman, Christian Bale, Michael Caine, Scarlett Johansson, Rebecca Hall, Andy Serkis, Piper Perabo, David Bowie, Roger Rees, Edward Hibbert, Ricky Jay, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV por assinatura (Warner Channel) e no streaming \(HBO Max).

Sinopse
: Adaptação do livro escrito por Christopher Priest. Na Inglaterra do século XIX, Albert Borden (Bale) e Robert Angier (Jackman) são dois amigos que começaram a carreira de ilusionistas juntos. Tudo muda quando uma apresentação rotineira acaba de forma trágica. A partir de então, inicia-se uma grande rivalidade entre eles, com cada um obcecado em superar ao outro, levando essa treta até as últimas consequências.

Comentários
: Cheio de moral com o estouro de Batman Begins, o mestre Christopher Nolan ganhou moral em Hollywood, a ponto do seu primeiro após o primeiro filme da fodástica trilogia do Morcegão não apenas reunir no protagonismo os astros imortalizados como os intérpretes do Batman e Wolverine, mas, também dois grandes estúdios, Warner Bros e Touchstone Pictures, subsidiária da Disney. Com um engajado elenco estrelar, somado a impecável parte técnica indicada a duas categorias do Oscar e um ótimo roteiro escrito por ele e pelo irmão Jonathan, Nolan entrega um filme envolvente do começo ao fim, graças principalmente a sua eficiente direção e as excelentes atuações da dupla de protagonista. Enfim, mais um filmão com o padrão Nolan de qualidade. Imperdível!  
CotaçãoNota: 8,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

RECORDAR É REVER: AMNÉSIA (2000).

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Amnésia (Memento).
Produção estadunidense de 2000.

Direção: Christopher Nolan.

Elenco: Guy Pearce, Carrie Anne-Moss, Joe Pantoliano, Mark Boone Junior, Stephen Tobolowsky, Harriet Sanson Harris, Callum Keith Rennie, Larry Holden, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD) e no streaming (Netflix).

Sinopse
: Leonard Shelby (Pearce) está com sangue nos olhos para acertar as contas com o assassino de sua esposa (Jorja Fox). O problema é que o cara sofre de perda de memória recente, complicando ainda mais sua jornada vingativa.

Comentários
: Logo em seu segundo longa, o mestre Christopher Nolan mostrou para o mundo que não é a toa que é um dos grandes diretores de sua geração. Sem medo nenhum de bugar a nossa mente, o que faz de  Nolan deita e rola na criatividade, aproveitando a ideia do seu irmão, escrevendo um roteiro interessantíssimo, que traz uma trama envolvente e intrigante de tal maneira que ficamos com receio de piscarmos e acabar perdendo algum detalhe. Além da direção competentíssima de Nolan, a excelente montagem, indicada ao Oscar junto com o roteiro, e a ótima atuação de Guy Pearce, uma das melhores de sua carreira também merecem destaque. Enfim,
Amnésia um filme que não é para todos, pois criativamente foge totalmente da casinha, exigindo do expectador boa vontade e disposição para deixar Nolan nos conduzir por uma trama tão intrigante. Se você topar, não vai se arrepender. CotaçãoNota: 7,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

CAÇADA IMPLACÁVEL.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Agente Oculto (The Gray Man).
Produção estadunidense e tcheca de 2022.

Direção: Anthony e Joe Russo..

Elenco: Ryan Gosling, Chris Evans, Ana de Armas, Jessica Henwick, Regé-Jean Page, Wagner Moura, Julia Butters, Dhanush, Alfre Woodard, Billy Bob Thornton, entre outros.

Blogueiro assistiu no streaming (Netflix) em 24 de agosto de 2022.

Sinopse
: Adaptação do best-seller de Mark Greaney. Seis (Gosling) é um competente agente da C.I.A. do programa secreto Sierra. Quando numa missão de rotina ele se depara com um chip que traz informações preciosas sobre alguns membros da agência, ele acaba se tornando alvo da organização. Para pegá-lo, os caras apelam para Lloyd Hansen (Evans), um frio e implacável assassino de aluguel, para liderar a operação de captura e eliminação de Seis.

Comentários
: Depois de tanta tentativa, boa parte batendo na trave, finalmente, a Netflix terá sua franquia de ação aos moldes de James Bond, Missão: Impossível e companhia para chamar de sua. Com um investimento pesadíssimo de US$ 200 milhões, a gigante do streaming teve êxito nesta adaptação de um best-seller, dirigida por ninguém menos que os Irmãos Russo, que pouquíssimos dias do seu lançamento, já tinha batido alguns recordes. garantido não apenas uma sequência mas também um spin-off. Contando com um elenco estrelar encabeçado por Ryan Gosling, com direito a roubadas de cenas de Chris Evans, num personagem totalmente fora dos mocinhos habituais, em especial, um certo herói embandeirado, o filme conta com um roteiro satisfatório para ação em ritmo frenético rolar solta do começo ao fim. O resultado é um bom e divertido filme, que deixa a sensação no ar que poderia ter sido muito melhor, mas, que pelo menos não faz feio, cumpre direitinho sua missão de entretenimento e, de quebra, a primordial de uma adaptação literária de despertar em nós o interesse por ela. 
CotaçãoNota: 7,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.