Direção: Ramon Menéndez.
Elenco: Edward James Olmos, Lou Diamond Phillips, Rosana De Soto, Andy Garcia, Will Gotay, Ingrid Oliu, Vanessa Marquez, Karla Montana, entre outros.
Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo), em home vídeo (DVD) e online (site Veoh).
Cotação:
Nota: 7,5.
Sinopse: Baseado em fatos. Após ser demitido da empresa de computadores que trabalhava, Jaime Escalante (Olmos) consegue arrumar um emprego como professor e é enviado para lecionar computação numa escola pública na periferia de Los Angeles. Chegando lá, fica sabendo que sequer há computadores para os alunos, e ele é deslocado para lecionar matemática. Escalante encarar um turma de jovens indisciplinados e acaba transformando para sempre a vida deles.
Comentários: Hoje comemoramos o Dia do Professor, e para marcar a data, finalmente, vamos comentar este filme que era presença obrigatória nos bons e saudosos tempos da Sessão da Tarde, e até hoje nos cursos de pedagogia e de licenciatura. O filme tem um roteiro satisfatório, com uma trama simples, redondinha, superficial no sentido que não aprofunda os dramas dos personagens, muito menos os desafios enfrentados pelo professor em romper a realidade caótica e sem esperança que seus alunos se encontravam. Porém, é tão eficiente em passar a mensagem que é possível sim superar as barreiras do caos do sistema educacional, principalmente o público - por incrível que pareça, mazelas tão atuais quanto na época em que o filme foi produzido -, promover uma educação de qualidade e proporcionar aos nossos alunos um futuro digno. Para ser visto, revisto (de preferência no idioma original para conferir o show de atuação de Edward James Olmos) e refletido infinitas vezes. Atemporal, inspirador e motivacional não é a toa que é um filme obrigatório para todos os profissionais de educação.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.
Elenco central do filme.
O verdadeiro Jaime Escalante (falecido em 30/03/2010)
e alguns dos seus ex-alunos numa foto da época do filme foi produzido.
O ator Edward James Olmos e Jaime Escalante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário