terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

SER IRRACIONAL.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. 

Selma - Uma Luta pela Igualdade (Selma).
Produção do Reino Unido e estadunidense de 2014.

Direção: Ava DuVernay.

Elenco: David Oyelowo, Tom Wilkinson, Carmen Ejogo, Giovanni Ribisi, Lorraine Toussaint, Common, Cuba Gooding Jr., Tim Roth, Oprah Winfrey, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 8 do complexo Cinesystem Maceió em 11 de fevereiro de 2015.

Cotação

Nota: 7,5.  

Sinopse: Cinebiografia do pastor protestante e ativista dos direitos dos negros, Martin Luther King. A trama centraliza um fato específico, ou seja, as marchas realizadas em 1965 no Alabama, pelos direitos dos negros a se cadastrarem como eleitores, algo que os burocratas locais faziam questão de complicar para que os negros conseguissem. Batendo de frente com o presidente Lyndo B. Johnson (Wilkison) e com o racista governador do Alabama (Roth), Martin Luther King (Oyelowo) leva adiante sua luta, mesmo sofrendo com as retaliações que são cometidas contra seus irmãos.

Comentários: Azarão do Oscar deste ano com apenas com duas indicações (além de Melhor Filme, concorre também a inexpressiva Melhor Canção Original), Selma é um filme bastante interessante e envolvente, que toca num ponto delicado até hoje nos Estados Unidos: o racismo. Com um roteiro muito bem elaborado, o filme mostra o absurda e a irracionalidade cruel do racismo, sem medo de colocar o dedo na ferida e também desmitificar a figura do saudoso líder pacifista, mostrando-o bem mais humano que a maioria das cinebiografias que pecam por enaltecer exageradamente o cinebiografado. Enfim, ao meu ver, apesar de ser um ótimo drama, não é filme para ser indicado ao Oscar (afinal, qual dos indicados deste ano, até agora, é?). Mas, em compensação é perfeito tanto para mostrar o período histórico e, principalmente, para nos fazer refletir a imbecilidade irracional que nós, seres humanos, únicos seres racionais, somos capazes de cometer contra o nosso próximo. Vale a pena conferir.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário