sábado, 30 de novembro de 2013

WOODY ALLEN E TERROR EM SESSÃO DUPLA DE CINEMA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. 

Blue Jasmine (Blue Jasmine).
Produção estadunidense de 2013.

Direção: Woody Allen.

Elenco: Cate Blanchett, Alec Baldwin, Sally Hawkins, Peter Sarsgaard, Louis C.K., Bobby Cannavale, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 04 do Complexo Kinoplex Maceió em 25 de novembro de 2013.

Cotação

Nota7,0

Sinopse: Jasmine (Blanchett) é uma dondoca que ver seu mundo cair quando seu marido Hal (Baldwin) é preso por várias fraudes. À beira de surtar e fodida na vida, Jasmine pede arrego a sua irmã Ginger (Hawkins), que ela simplesmente desprezava quando estava no bem-bom, e vai a São Francisco mora com ela e seus dois filhos. Totalmente na merda, Jasmine terá que tentar se adaptar a nova vida de lascada ou surtar de vez.

Comentários: Bastante cultuado e paparicado pela crítica e por cinéfilos de altíssimo gosto erudito, particularmente, não vejo nada demais em Woody Allen. Assistir seus dois últimos filmes e, particularmente, achei muito criativo. Já seu novo trabalho, particularmente, não me agradou tanto, apesar de ser mais um elogiadíssimo pela crítica. É bem verdade que o filme tem um bom roteiro escrito pelo próprio Allen e ganha forças graças as excelentes atuações do seu elenco, em especial, da protagonista Blanchett, que brilha no filme a ponto de já ser dada como certa sua indicação e até premiação ao Oscar. De fato, sua atuação é excepcional e não será surpresa se ela receber a indicação e levar a estatueta para casa. Com uma trilha chatíssima como muito jazz e blues, ao meu ver, Blue Jasmine não chega ser uma merda total, muito menos o pior trabalho de Allen, mas, está bem longe da genialidade que os fãs do cara e a crítica dizem que ele tem.


Sobrenatural: Capítulo 2 (Insidious Charpter 2).
Produção estadunidense de 2013.

Direção: James Wan.

Elenco: Patrick Wilson, Rose Byrne, Barbara Hershey, Leigh Whannell, Ty Simpkins, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 06 do Complexo Kinoplex Maceió em 25 de novembro de 2013.

Cotação

Nota6,5

Sinopse: A trama se passa coladinha com os fatos ocorridos no filme original, e a família Lambert, vai morar na casa da mãe (Hershey) de Josh (Wilson), chefe da família. Mas, o sobrenatural continua rodando a família. Descobre-se, então, que o problema não é a antiga casa, mas, um dos membros da família, que é o principal alvo dos fantasminhas nada camaradas.

Comentários: No sábado passado, comecei assistir o primeiro Sobrenatural online, mas, meu notebook inventou de dar pau. Por isso, fui assistir o novo filme da franquia no escuro, apenas como referência, as sinopses e trailers do primeiro filme. Por isso, as comparações ficarão para outras oportunidades. Sobre o novo filme, tem uma trama interessante e envolvente, que prende a nossa atenção do começo ao fim, dar alguns sustos, graças a ótima trilha, e é bem conduzido pelo expert em terror da atualidade, Wan. As ótimas atuações de um elenco competente é outro ponto alto do filme. O resultado é um terrorzinho mediano, bobinho, que ao menos tem a dignidade de resgatar o climão dos bons e velhos filmes do gênero, ao invés de seguir modinhas de Atividade Paranormal e similares.

 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

2 comentários:

  1. Rick, finalmente encontrei alguém que partilha da mesma opinião minha. O Woody Allen não é nada de especial, não sei porque tratam o cara como um Mestre do cinema. Eu, particularmente, não consigo lembrar com facilidade de um filme ótimo que ele atuou ou dirigiu.

    ResponderExcluir
  2. Oi Maykon!

    Mais uma vez, obrigado pelos comentários!

    Sobre Allen, apesar de ambos acharmos que ele não é essas coisas toda que a crítica e os cinéfilos mais cabeças consideram, não podemos negar que ele tem seus toques de genialidades, principalmente, em comédias (as mais antigas) e alguns roteiros.

    Citarei alguns exemplos:

    * Tudo que Você Queria Saber Sobre Sexo, Mas Tinha Medo de Pergunta (da primeira fase da carreira dele, quando fazia filmes de preferências mais populares);

    * A Rosa Púrpura do Cairo (comecinho da fase cabeça, e, para mim, o melhor filme dele).

    * A Era do Rádio.

    * Meia noite em Paris (mais recente, com um roteiro excelente.que ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original).

    Abraços! Fica com Deus!

    ResponderExcluir