quarta-feira, 14 de março de 2012

SESSÃO COMÉDIA EM DOSE DUPLA.

Filmes.
Sessão comédia em dose dupla.

Um grande desfavor que os distribuidores de filmes e principalmente dos complexos de cinema que atuam em nossa capital alagoana vem prestando ao público nacional é o número cada vez maior de exibição de filmes na versão dublada, algo que todo cinéfilo que se preze, detesta. Afinal, filmes medíocres como A Dama de Ferro, Milk - A Voz da Igualdade, entre outros, só valem a pena assistir no idioma original, onde as grandes atuações conseguem salvar estas produções do desastre geral. Mas, a minha vontade de assistir duas comédias, infelizmente exibidas aqui em Maceió apenas na versão dublada, foi maior e depois de semanas relutando resolvi abaixar a guarda e conferi-las, mesmo odiando o fato de me sentir lesado por assistir um produto pela metade. A primeira foi A Saga Molusco - Anoitecer, que conferi ontem a tarde, na sala 2 do Complexo Centerplex, que presta um desfavor a sociedade alagoana em só exibir filmes dublados. Não é a primeira vez que A Saga Crepúsculo ganha uma paródia. Mas, ao contrário do engaçadissimo Os Vampiros que se Mordam, esta nova paródia é uma decepção total, pois poucas piadas funcionam e comentem o gravíssimo erro em ficar repetindo as mesmas piadas apelativamente sujas e sem graça, principalmente sobre fratulências e sobre o pênis do Jacob  versão gorducha. Não é de hoje que este sub-gênero da comédia, que teve seu ápice nos anos 80 e foi reerguido no nosso século com a quadrilogia Todo Mundo em Pânico, mostra que esta desgastado, e este novo filme é o verdadeiro fundo do poço. A dublagem que não captou algumas piadas só estragou ainda mais um filme medíocre e decepcionante, onde pouquíssimas piadas funcionam, principalmente as que tiram onda de Johnny Deep e com o programa TMZ, piada exaustivamente repetida no filme. Em síntese, um filminho bobo e descartável, que nada acrescenta as paródias. Nota 3,0.


Depois de um intervalo de mais de duas horas, tempo suficiente para pegar o busão e regressar para a minha casa, foi a vez de conferi na sala 1 do Complexo Kinoplex Maceió, Cada Um Tem a Gêmea Que Merece nova comédia estrelada pelo figuraça Adam Sandler, que desta vez interpreta o papel duplo dos gêmeos Jack, um publicitário de sucesso que tem a missão possível de convencer o ator Al Pacino (interpretando a si próprio) a estrelar um tosco comercial de capuccino, e Jill sua irmã encalhadona e figuraça que como todos os anos, vem passar os festejos de final de ano com sua família, algo que o deixa enloquecido. Mais uma vez Sandler acerta e nos brinda com um filme divertidíssimo, que arranca risadas dos créditos iniciais, onde é mostrado a infância de Jack e Jill, até os finais, onde são exibidos divertidos depoimentos de gêmeos da vida real. Apesar de, infelizmente, assistir na versão dublada, percebe-se que o elenco, que conta também com a Sra. Tom Cruise, Katie Holmes e uma pequena, mas divertida participação de Shaquine O'Neal e Johnny Deep como eles próprios, embarcou na proposta descompromissada de Sandler e está ben a vontade, principalmente Al Pacino, que não tem medo de se auto-parodiar. Em síntese, uma comédia engraçadíssima e descompromissada que cumpre a sua função de divertir, arrancando risadas facéis sem apelar. Nota 9,5.

 
Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Um comentário:

  1. Você deve estar maluco meu amigo, esse filme do Adan Sandler é um lixo. a história até que é boa, mas a atuação do Adan Sandler com uma peruca é no mínimo medíocre. Não consegui assistir até a medade.

    ResponderExcluir