quinta-feira, 30 de março de 2023

RECORDAR É REVER: A LENDA DO ZORRO (2005).

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

A Lenda do Zorro (The Legend of Zorro).
Produção estadunidense de 2005.

Direção: Martin Campbell.

Elenco: Antonio Banderas, Catherine Zeta-Jones, Rufus Sewell, Nick Chinlund, Julio Oscar Mechoso, Shuler Hensley, Michael Emerson, Adrian Alonso, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV por assinatura (AXN) e no streaming (HBO Max).

Sinopse
: Sequência de A Máscara do Zorro, baseado no personagem literário criado por Johnston McCulley. Não cumprindo a promessa de se aposentar como Zorro, Alejandro (Banderas) acaba sendo surpreendido com o pedido de divórcio da sua amada Elena (Zeta-Jones). Mesmo no clima de sofrência ele não deixa de atuar como o herói mascarado, já que a decisão soberana popular da Califórnia se tornar o trigésimo primeiro Estado dos Estados Unidos está ameaçada.

Comentários
: Sete anos após o ótimo A Máscara do Zorro, o diretor Martin Campbell, o produtor Steven Spielberg e os astros Antonio Banderas e Catherine Zeta-Jones retornam para uma sequência. Admito que a primeira vez que assisti A Lenda do Zorro criei um ranço e cheguei achar um filme uma porcaria. De fato, é inferior ao original. Mas, essa opinião foi mudando drasticamente a cada vez que o revia, em especial, na última vez na semana passada, já que de fato trata-se de um filme tão divertido quanto o primeiro. Isso graças principalmente ao carisma para dar e vender de Antonio Banderas e Catherine Zeta-Jones, ainda mais a vontade em seus respectivos personagens, que aproveitam o bom roteiro que traz uma trama interessante e elevam a enésima potência a qualidade do filme, que acabou fechando bem a duologia. 
CotaçãoNota: 7,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

terça-feira, 28 de março de 2023

PUREZA FIEL.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Céu Sobre o Pântano (Cielo Sulla Palude).
Produção italiana de 1949.

Direção: Augusto Genina.

ElencoRubi Dalma, Michelle Malaspina, D. Viglione Borghese, Ines Orsini, Assunta Radico, Giovanni Martella, Matteucci Mauro, Francesco Tomalilo, Maria Luisa Landi, Ida Paoloni, Federico Meloni, Jole Savoretti, Giovanni Sestili, Vincenzo Saffiotti,  entre outros.

Blogueiro assistiu on-line (YouTube) em 27 de março de 2023.

Sinopse
: Baseado em fatos. Maria Goretti (Orsini) é uma adolescente, filha mais velha de uma grande família de camponeses. Tentando sobreviver a família cai na estrada até se estabelecer nas terras de um barão (Malaspina). O que não sabem é que o local será palco de uma tragédia que entrará para a história.

Comentários
: Com mais de setenta anos do seu lançamento, este clássico filme italiano que traz a história de Santa Maria Goretti consegue nos impactar até hoje. Com um bom roteiro, o filme conta com a maior parte do elenco composta por camponeses de verdade o que acabou trazendo mais veracidade, somada a direção competente e a parte técnica impecável. Mas, sem dúvida, é a atuação da então jovenzinha Ines Orsini (curiosamente, segundo o IMDb, este é o primeiro dos dois únicos filmes que ela atuou), que reflete toda pureza de sua idade, e por tabela a santa martirizada por não querer ofender a Deus pecando contra a castidade, que nos impacta emocionalmente e traz ainda mais veracidade ao filme. Enfim, simples e ao mesmo tempo uma pequena obra-prima, um tocante e emocionante filme que precisa ser descoberto, visto e revisto infinitas vezes. 
CotaçãoNota: 8,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Na falta do trailer, fique com o filme completo legendado.

quinta-feira, 23 de março de 2023

RECORDAR É REVER: UM CRIME PERFEITO (1998).

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Um Crime Perfeito (A Perfect Murder).
Produção estadunidense de 1998.

Direção: Andrew Davis.

Elenco: Michael Douglas, Gwyneth Paltrow, Viggo Mortensen, David Suchet, Sarita Choudhury, Constance Towers, Novella Nelson, Michael P. Moran, Gerry Becker, Will Lyman, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD) e no streaming (HBO Max).

Sinopse
: Adaptação de uma peça teatral escrita por Frederick Knott. Badaladíssimo na alta sociedade novaiorquina, o casal Steven (Douglas) e Emilly (Paltrow) vive de aparências. Sabendo que ela tem um caso com o pintor David Shaw (Mortensen), Steven procura o pé de pano e faz uma proposta no mínimo curiosa: em troca de uma bolada, David mande Emilly comer capim pela raiz. Inacreditavelmente, David topa, mas, a execução do crime não sairá como o esperado.

Comentários
: A expressão "Cobra comendo cobra" resume bem o triângulo amoroso deste interessante suspense noventista. A nossa falta de confiança nos personagens se dar principalmente pela ótima atuação do trio estrelar de protagonistas, que aproveita bem o roteiro que desenvolve bem seus respectivos personagens. Algo que acaba não fazendo com a trama, já que temos aqui uma bem básica, sem nenhuma novidade, o que compromete o filme de ser melhor. Apesar disso, temos um bom filme, graças a competente direção e a já citadas boas atuações de Douglas, Paltrow e Mortensen. Vale a conferida. 
CotaçãoNota: 7,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.