quinta-feira, 2 de outubro de 2014

VAN DAMME, O REI DAS CONTINUAÇÕES SEM ELE.

Um fato curioso sobre o astro belga Jean-Claude Van Damme é que ele tem o maior número de continuações de seus filmes que não são estreladas por eles. Até onde estou sabendo, acho que nenhum outro astro mantêm esse recorde. Afinal, seis dos seus filmes ganharam continuações sem ele, totalizando quatorze produções. Nesta postagem irei elencar esta lista no mínimo curiosa. A ordem será de acordo com o ano em que os filmes originais estrelados pelo baixinho belga foram lançados. .Em outras ocasiões, irei comentar estas pérolas que ainda não foram comentadas. Antes que algum produtor sem noção invente de lançar uma continuação sem o baixinho de alguma tranqueira, tipo Inferno ou Até a Morte, vamos ao que interessa. 


Número de continuações: 2.
Enredo original: Imitação barata de Karate Kid. Um rapaz se muda para Seatle, após seu pai levar uma tromba do fodão Ivan, interpretado por Van Damme, guarda-costas de mafiosos russos que querem tomar conta de todas as academias dos Estados Unidos. Chegando lá, é o rapaz passa a levar tromba de uns valentões, entre eles um gorducho chato pra caralho. Mas, ele tem a inesperada ajuda do espírito de Bruce Lee que vai treiná-lo para ser um fodão nas artes marciais, a ponto de ir a forra contra Ivan e lhe devolver a surra que deu em seu pai.
Relação com o original:  Nenhuma relação nem mesmo entre as continuações, exceto pelo fato destas serem estreladas por Loren Avedon, o astro do fodástico clássico produzido na época O Rei dos Kickboxers, que alguns dizem se tratar do quarto filme da franquia Retroceder Nunca, Render-se Jamais, informação esta que eu não tenho certeza. A última continuação, Os Irmãos Kickboxers, é a mais conhecida por aqui.


Número de continuações: 3.
Enredo original: Não preciso contar, né? Mas, caso você tenha sido abduzido antes dos anos de 1990 e tenha voltado somente agora ao nosso planeta, o filme é baseado na vida do lutador Frank Duxx, interpretado por Van Damme, que vai participar do Kumite, um fodástico e mortal torneio de artes marciais. O filme simplesmente é responsável pelo lançamento ao estrelato do baixinho belga e ainda é um dos melhores e  o mais cultuados de sua carreira.
Relação com o original: Apenas o torneio Kumite. As duas primeiras continuações ainda mantém os traços do original, mas, sem sequer citar o personagem de Van Damme e conta com o saudoso Pat Morita (28/06/1932 - 24/11/2005), o eterno Sr. Miyagi da quadrilogia Karate Kid. A primeira, inclusive, traz Donald Gibb, coadjuvante do filme original, repetindo o seu personagem figuraça. Já na última continuação, o Kumite vai parar num interior de uma prisão. Todas as continuações foram estreladas pelo ilustre desconhecido Daniel Bernhadt, que possui uma certa semelhança física com o baixinho belga e tem como trabalhos mais notáveis, além dessas continuações classe C lançadas diretamente em home vídeo, ser um dos protagonistas da série televisiva que não vingou, Mortal Kombat, e uma pequena participação como um dos agentes que persegue Neo em Matrix Reloaded


Número de continuações: 4.
Enredo original: O campeão estadunidense de kickboxer vai a Tailândia e lá acaba levando tromba do campeão local Tong Po. Seu irmão, Kurt, toma as dores, entra num treinamento exaustivo com Xian, um mestre fodão local, e parte para o acerto de contas com o feioso lutador, numa luta mortal ao estilo antigo.
Relação com o original: De todas as continuações de filmes estrelados por Van Damme, são as que mais tentam manter vínculo com o original. A começar pela presença do mestre Xian e do vilão Tong Po em duas das quatro continuações. As três primeiras são estreladas por Sasha Mitchell, que interpreta David Sloan, irmão caçula dos irmãos do original. Até aí tudo bem, um clã familiar de kickboxers, nada que comprometa. O problema é um pequeno detalhe ignorado pelos roteiristas: numa cena do original, mais precisamente no começo do filme onde os irmãos treinam num parque, eles afirmam que só tem um ao outro. Então, porque porra é que de repente apareceu um terceiro irmão caçula, que simplesmente não existia? Ao menos dizia que o cara era um primo de terceiro grau, sei lá. Como se isso não bastasse, na primeira continuação ainda tiveram o desrespeito com o filme original, ao colocar o vilão Tong Po para matar a tiros Kurt, sua namorada e irmão, logo após a luta final no original. Os caras deveriam está puto com Van Damme para fazer uma merda dessa, da mesma forma que os produtores de Dois Homens e Meio fizeram com o Charlie Harper. No último filme da franquia, devem ter ficado puto também com Mitchell, já que mataram o seu personagem e seu aluno, interpretado por Mark Dacascos, parte para vingança.


Número de continuações: 2.
Enredo original: Num futuro sombrio pós-apocalíptico, solitário guerreiro fodão ajuda uma ciborgue, que contém em sua memória a fórmula da cura da peste que ferrou a humanidade, a chegar ao laboratório que irá desenvolver a tal fórmula. Mas, uma gangue que toca o terror e quer mais que o mundo fique na penúria, não quer que isso ocorra e tentará embasar a missão.
Relação com o original: Nenhuma. A primeira continuação, Cyborg 2, que traz o detalhe curioso de ter Angelina Jolie em um dos seus primeiros trabalhos, ainda tenta fazer uma relação com o filme original, com algumas cenas deste, mas, não funciona, muito menos convence. Uma trilogia desnecessária que deveria não ter existido, pois o primeiro filme é insuperável e completo.


Número de continuações: 5, sendo 2 sem Van Damme.
Enredo original: Pelotão morto na guerra do Vietnã, acaba fazendo parte do projeto Soldado Universal, que visa ressuscitá-los fodões indestrutíveis. Porém, os cientistas não contavam com traumas e memórias do passado que viessem a torna, fazendo a porra ficar séria e o projeto ir por água abaixo. Enquanto Luc, personagem de Van Damme, só quer ir para casa, Scott, personagem de Dolph Lundgren, é um louco psicótico que quer mais botar pra foder no colega e em todos e tudo que cruzarem o seu caminho.
Relação com o original:  A maior franquia originada de um filme estrelado por Van Damme, até agora com seis filmes, todos inferiores ao original que é um filmaço. Acredito que, tirando o fato das tramas girarem em torno de soldados ressuscitados fodões, não haja nenhuma relação, apesar de não ter assistido as duas primeiras continuações, lançadas diretamente em VHS e sem Van Damme, que voltou ao personagem outras três vezes, a primeira até satisfatória, mas, as duas últimas, produzidas recentemente, lixos absurdos a ponto de arrastar Dolph Lundgren para também pagar o micaço, mesmo com o seu personagem ter sido morto e picadinho no original, e no último filme colocar Luc como vilão, com um visual tosco, uma das piores caracterizações da história do cinema


Número de continuações: 1.
Enredo original: Um policial que viaja no tempo para evitar crimes cometidos por vilões da sua época que, por conhecerem o passado querem mais é se dar bem, tem sua própria existência colocada em risco quando um político ganancioso arma para cima dele.
Relação com o original: Apesar do personagem de Van Damme ou outro do filme original não serem mencionados em nenhum momento, é de todas as continuações a que mais se aproxima do original, por manter praticamente o mesmo enredo, substituindo o baixinho belga por Jason Scott Lee, que tem como trabalho memorável ser protagonista da cinebiografia Dragão - A História de Bruce Lee. De todas as continuações de um filme estrelado por Van Damme, inclusive as sequências de Soldado Universal que ele marcou presença, Timecop 2 é uma das melhores. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário