sexta-feira, 24 de outubro de 2014

UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. 

Na Quebrada.
Produção brasileira de 2014.

Direção: Fernando Grostein Andrade.

Elenco: Felipe Simas, Jorge Dias, Daiana Andrade, Domenica Dias, Gero Camilo, Jean Amorim, Emanuelle Araújo, Monica Bellucci, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 8 do complexo Cinesystem Maceió em 22 de outubro de 2014.

Cotação

Nota: 7,0.  

Sinopse: Baseados em fatos ocorridos com jovens e seus familiares em uma das comunidades mais pobres de São Paulo. Entre eles, Zeca (Simas), que quase perdeu a vida numa chacina, seu amigo de Gerson (Dias), adolescente que desde de criança visita o pai na cadeia, enquanto no lado de fora é assediado pelo tráfico para entrar no mundo do crime. Já Júnior (Amorim), se apaixona por eletrônica, mesmo desde criança sendo desastrado e pifando os aparelhos, levando o pai (Camilo) à loucura, enquanto que Joana (Andrade), é uma jovem infeliz, que não conheceu sua mãe, e come o pão que o diabo amassou. Esses e outros jovens, poderiam ter um destino trágico, como milhares em nosso país, se não fosse o surgimento de uma ONG na comunidade que despertar neles o amor pelo cinema.

Comentários: Nosso cinema, desde sempre, ama retratar a dura realidade dos moradores das periferias da grande cidade, que encaram vários desafios, sendo o maior deles a convivência com a violência. Tendo um dos produtores, o mala sem alça do apresentador Luciano Huck, Na Quebrada é mais um representante desta tendência que recebe o apelido favela movie. Com um roteiro que deixa um pouco a deixar, por resumir bastante as histórias narradas em menos de uma hora e meia, o que acabou prejudicando a maioria delas. Em compensação, as poucas que se salvaram, conseguem nos emocionar e até nos divertir, como a do figuraça Júnior, graças principalmente a Gero Camilo, que dar um show de atuação e rouba a cena como o também figuraça pai do adolescente. No geral, fica a mensagem que nem tudo está perdido e que, por mais que a realidade seja dura, iniciativas ousadas, conseguem reverter a vida de muita gente, algo que se confirma nos créditos finais, quando alguns das pessoas reais retratadas no filme, aparecem dando micro-depoimentos. Enfim, o título desta postagem é duplo, pois, tanto retrata a mensagem do filme, bem como nosso cinema não é apenas comédias abestalhadas. Vale a pena conferir!

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário