domingo, 26 de setembro de 2010

UM FILMAÇO ESQUECIDO EM ALGUM LUGAR EMPOEIRADO.

 Na última quinta a noite, dividir as minhas atenções entre a TV Justiça, que transmitia a sessão do pleno do STF e um filmaço exibido no canal A&E, que há tempo anda esquecido tanto pelos canais abertos, como pelos de assiantura, . O que dizer de um filme estrelado por Tom Cruise, Jack Nicholson e Demi Moore, e que tem coadjuvantes de luxo como Kevin Bacon, Kiefer Surtheland e Cuba Coding Jr., este último aparecendo em uma única, numa trama de julgamento militar? O filme ao qual me refiro é Questão de Honra, de 1992.

Na trama, um fuzileiro naval da base de Guantánamo (muito antes da mesma entrar em manchete mundial pós 11 de setembro) é assassinado e dois colegas são acusados pelo crime. É designado para defender os suspeitos, o Tenente Daniel Alistair Kaffee (Tom Cruise), um advogado inexperiente, cujo os únicos casos em que atuou eram resolvidos com simples acordos. Seria mais uma causa assim, se ele não fosse instigado pela Tenente Joanne Galloway (Demi Moore, estupidamente linda neste filme) a levar mais a sério este caso, pois ela acredita na inocência dos rapazes. Juntamente com ela e com o seu assistente Tenente Sam Weinberg (Kevin Pollak), Kaffee resolve investigar a fundo os fatos, descobrindo que a verdade é muito mais do que aparenta.

O filme tem um roteiro envolvente, repleto de reviravoltas e suspense, que prende a nossa atenção do começo ao fim. Isso sem falar no elenco afiado, principalmente Jack Nicholson, que apesar de aparecer pouco, rouba a cena na pele do razinza arrogante Comandante da base  Coronel Nathan R. Jessep, este sim, o verdadeiro culpado pelo tragédia ocorrida com o soldado Santiago. Destaque para cena que o Coronel, ao se visitado pelo trio de investigadores, obriga o Tenente Kaffee, diante de uma solicitação de um documento, e ao climax no Tribunal, onde estes mesmos personagens se confrontam. Sem dúvida, uma das melhores interpretações das diversas memoráveis de sua carreira, que aparentemetne contagiou os demais colegas de elenco.

Enfim, Questão de Honra é um filmaço, que injusta e infelizmente, por algum motivo banal, está pegando poeira nos arquivos dos canais abertos e fechados. Um filme imperdível até mesmo para aqueles que não gostam de filmes com temas militares, e de filmes de tribunais. Merece ser visto e revisto várias vezes.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo e, como sempre, saudosista dos bons filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário