sábado, 20 de abril de 2024

DO MENOR PARA O MELHOR: OS CAÇA-FANTASMAS.

Este ano completam-se quarenta anos do lançamento de Os Caça-Fantasmas. Com uma premissa bastante criativa fortalecida pelo carismático elenco, o filme roteirizado por Dan Aykroyd e pelo saudoso Harold Ramis (respectivamente, o Ray e o Egon do quarteto protagonista), merecidamente fez um estrondoso sucesso, tornando-se uma das maiores bilheterias da fodástica safra de 1984. Posteriormente rendeu três sequências, séries animadas, um porrada de produtos derivados e um controverso spin-off. Aproveitando o ano comemorativo do lançamento do original e a recente chegada da última sequência aos cinemas, listo do mais fraco ao melhor os longas da franquia (por não lembrar das séries animadas Os Novos Caça-Fantasmas e a do Geleia, fiquei apenas nos filmes). Enfim, antes que aconteça alguma coisa estranha no seu bairro e eu te pergunte quem você vai chamar, vamos a nossa lista.

Você pode achar que é obvio que o spin-off feminino abra a nossa lista, afinal, trata-se do filme mais detestado pelos fãs. Mas, sinceramente, não tenho tanto ranço assim por este filme, e quando assisti pela primeira no cinema me diverti (muito mais pela surpreendente roubada de cena de Chris Hermsworth do que pelo quarteto de protagonistas formado por talentosas comediantes). Mesmo assim, não deixa de ser um filme problemático e de todos da franquia, é que o não envelheceu bem, mesmo que seja relativamente recente (quase oito anos do seu lançamento). Por mais que seja um filme malhado, vale lembrar que o filme do diretor Paul Feig teve o apoio dos realizadores do original, já que o saudoso Ivan Reitman, diretor dos dois primeiros filmes, é um dos produtores, e por praticamente todos os atores vivos do elenco central do original aparecerem no filme (apenas o aposentado Rick Moranis não apareceu). Com uma trama esquecível, provavelmente se não fosse por estarmos em pleno auge da chatíssima guerra cultural o spin-off feminino também não seria lembrado.

4. Os Caça-Fantasmas 2.

Acredito que você tenha se surpreendido com a primeira sequência está nesta posição em nossa lista, e pode até discordar. Sinceramente, por pouquinho mesmo que Os Caça-Fantasmas 2 não abriu a nossa lista, pois admito que, ao contrário que o spin-off calcinha, criei um ranço desde a primeira vez que assisti no cinema. Isso por causa do roteiro fraco e preguiçoso que praticamente copia e cola o original, praticamente com pouquíssimas novidades, o que particularmente me decepcionou bastante. Mas, por mais que eu tenha uma antipatia por este filme, o fato de ver pela segunda e última vez todo elenco central original é o que pesa bastante, fazendo com que o filme não segure a lanterna. Não chega a ser um bomba total (até os das minas na minha humilde opinião não é, imagina este), mas é consideravelmente inferior ao primeiro, deixando muito a desejar.


Falando em decepção, o novo filme da franquia vem desagradando geral, a ponto de inclusive, está brigando pau a pau o posto de pior da franquia com o spin-off de 2016 na lista de muita gente, tanto dos fãs como da crítica. Só sobe no pódio e pega o bronze na nossa lista por justamente eu ter deixado de fora a primeira série animada. De fato, tanto ranço com o filme não é a toa já que, como aconteceu como Os Caça-Fantasmas 2, o roteiro fraco e preguiçoso acaba entregando um filme apenas bacaninha, mas, esquecível, que deixa bastante a desejar. Uma prova viva que se apoiar apenas em nostalgia e easter eggs, sem entregar uma boa trama, de nada adianta para entregar um bom filme.

Deixando bem para atrás as decepções, chegamos aquele que, sem sombra de dúvida, é disparado a maior surpresa dentro da franquia. Consideravelmente tardio, sem poder contar com o saudoso Harold Ramis, um dos maiores entusiastas do terceiro filme, o filme dirigido por Jason Reitman, filho do diretor dos dois primeiros, é uma deliciosa surpresa feita com todo carinho e respeito com o original, uma verdadeira carta de amor tanto a franquia como aos fãs. E a cereja do bolo do confronto final, onde graças a tecnologia vemos o impagável quarteto em ação, é uma das sequências mais emocionantes da história do cinema. De fato, Jason Reitman e Gil Kenan estavam inspiradíssimos quando escreveram o roteiro, algo que não aconteceu no filme mais recente, onde por incrível que pareça eles exercem a mesma função.

1. Os Caça-Fantasmas.

Sem surpresa no início da nossa lista, muito menos no topo do pódio. Indiscutivelmente, o clássico oitentista é disparado o melhor filme da franquia. Se Reitman e Kenan estavam inspiradíssimos no filme de 2021, Dan Aykroyd e Harold Ramis estavam muito mais ao escrever o excelente roteiro do original que mescla perfeitamente comédia, ficção e terror. Divertido e empolgante do começo ao fim, a direção competentíssima de Ivan Reitman, os efeitos especiais práticos que até hoje encantam, a deliciosa trilha principalmente a música-tema são um show à parte. Mas, é o carisma do elenco que acaba sendo o grande destaque divertidíssimo clássico, que dificilmente será superado.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário