segunda-feira, 11 de junho de 2012

"GHOST" NÃO SE DISCUTE

Clássico dos anos 90 e da Sessão da Tarde, Ghost - Do Outro Lado da Vida é exceção a duas regras  deste blogueiro.

Além de não gostar do gênero romance, este blogueiro também não curte os filmes de temáticas espíritas, que geralmente são didáticos demais, feitos na maioria das vezes  apenas para proporgar a doutrina. Estrondoso sucesso de bilheterias em 1990 (aqui em Maceió, foram mais de seis meses em cartaz), Ghost - Do Outro Lado da Vida,  é uma exceção dupla, já que, mesmo sendo de um gênero e com temáticas, e por ter exibido exaustivamente na TV (semana passada foi exibido na Sessão da Tarde, retalhado absurdamente), agrada bastante este blogueiro. Dirigido por Jerry Zucker, que junto com o irmão David e com Jim Abrams nos presenteou com clássicos das paródias oitentistas como Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu e Corra Que a Polícia Vem Aí!, o filme gira em torno do casal Sam Wheat (o saudoso Patrick Swayze) e Molly Jensen (Demi Moore, belíssima como nunca) que estão vivendo um momento feliz de suas vidas por juntarem os trapinhos. Mas, a felicidade é interrompida pelo brutal assassinato de Sam, cujo seu espírito fica  vagando pela terra, descobrindo que o assalto que sofreu não foi ocasional, mas, planejado pelo seu colega e então amigo Carl Bruner (Tony Goldwyn, no personagem que lhe deu destaque e lhe proporcionou meia dúzias de vilões insignificantes na sua filmografia). Tentando entender e adapta-se a norma realidade, Sam consegue se comunicar e pede ajuda de Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg, hilária, roubando cena na melhor personagem de sua carreira), uma vidente charlatã que até então não sabia que tinha o dom de mediunidade.

Zucker não apenas surpreende e supera todas as expectativas negativas que tinham contra ele se aventurando num gênero oposto ao que estava acostumado a fazer e nos presenteia com uma verdadeira obra-prima, muito bem conduzida por ele, que se aproveita de um roteiro muito bem escrito, que dosa perfeitamente o romance, drama, ação e comédia, e somado a uma trilha explêndida e efeitos especiais de primeira linha, e nos apresenta um filmaço repleto de sequências inesquecíveis, como a clássica  cena onde o casal namora na confecção de uma cerâmica, ao som da melosa Unchaneid Melody, interpretada pelos Righteous Brothers. Somado a um elenco afiadísismo, principalmente Goldberg, que rouba a cena e merecidamente foi premiada com o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, salvando um filme que tinha tudo para ser uma pieguice generalizada, tornando-o bastante divertido e engraçado.

Indicado a cinco Oscar, incluindo Melhor Filme, injustamente premiado apenas com duas estatuetas - Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro -, Ghost - Do Outro Lado da Vida é um filmaço inesquecível, que emociona e diverte, e disparado, é o melhor filme de temática espírita já produzido. Um clássico recente que merece ser visto e revisto, sem perder a qualidade. Outro filme onde a nota 10,0 é pouca.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

 
Trailer original.
Outro presente deste blogueiro pela passagem do dia dos namorados:
Esta obra-prima completa, pena que em versão dublada.
Mas, o que vale é a intenção, né amores? rssss...

Nenhum comentário:

Postar um comentário