domingo, 11 de julho de 2010

FALANDO EM NELSON MANDELA...

No ano passado, assistir ao filme Mandela: Luta pela liberdade, estrelado por Joseph Fiennes e por Dennis Haysbert, ator que interpretou o primeiro presidente negro dos EUA, David Palmer, na seriado 24 horas, interpretado neste filme, o primeiro presidente da África sem apartheid, Nelson Mandela.  Na época, fiz uma pequena resenha deste filme no blog Evangeliza Juventude, que eu transcrevo abaixo. Assim que eu assistir o tão comentado Invictus, dirigido por Clint Eastwood eu posto aqui os meus comentários.
DICA DE FILME: MANDELA: A LUTA PELA LIBERDADE.

Minha dica de um bom filme para assistir em grupo e depois fazer uma reflexão e debater sobre o tema é Mandela: A Luta pela liberdade.

O filme conta a história real de James Gregory, um típico branco sul-africano, que enxerga os negros como seres inferiores, assim como a maioria da população branca que vivia na África do Sul sob o apartheid dos anos 60. Crescido no interior, ele fala bem o dialeto Xhosa. Exatamente por isso, não é um carcereiro comum: atua, na verdade, como espião do governo com a missão de repassar informações do grupo de Nelson Mandela para o serviço de inteligência. Mas a convivência com Mandela cria um forte laço de amizade entre eles e o transforma em um defensor dos direitos negros na África do Sul.

Sempre tinha ouvido falar do regime apartheid, mas fiquei impressionado o quanto desumano era. Este regime anticristão ignorava totalmente o Mandamento dado pelo Senhor Jesus do amor ao próximo. O mais chocante para mim, é ver os personagens brancos do filme tratar os irmãos negros como se fosse a pior criatura da face da Terra e comentasse sobre isso da forma mais natural, como se estivesse trocando uma receita de bolo. E o pior, que repassava essas idéias nojentas do racismo para seus filhos.

Mas nem só de racismo esse excelente filme aborda. Ele mostra a conversão, não no sentido religioso, mas ideológico do carcereiro que, aos poucos, vai eliminando o seu pensamento racista. Um verdadeiro exemplo que as pessoas, por mais cruéis que sejam, podem sim mudar.
Vale a pena assistir esse filme. Bem interpretado, totalmente fiel à sociedade sul africana da época. Retrato de uma triste realidade que nós como cristãos jamais devemos aceitar.


Rick Pinheiro
Teólogo, professor de Ensino Religioso, Bacharel em Direito e coordenador da equipe arquidiocesana da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Maceió.

Sinopse retirada do Site Adoro Cinema.
Disponível em: 
http://www.adorocinema.com/filmes/goodbye-bafana/goodbye-bafana.asp 

Artigo publicado originalmente no blog Evangeliza Juventude.
Disponível em: http://evangelizajuventude.blogspot.com/2009/04/dica-de-filme-mandela-luta-pela.html 


Nenhum comentário:

Postar um comentário