sexta-feira, 30 de junho de 2023

DO MENOR PARA O MELHOR: JOHN WICK.

Realmente faz algum tempo que não elaboro nenhuma lista aqui no blog. Isso devido ao tempo cada vez mais escasso, já que elaborar uma lista requer pesquisa, rever as produções, entre outras coisas. Mas, aproveitando que ainda estou no curtíssimo recesso no trampo, resolvi elaborar esta pequena lista onde elenco em ordem decrescente os filmes da franquia John Wick, que revitalizou espetacularmente o gênero de ação, graças a direção competentíssima do ex-dublê Chad Stahelski, que a cada filme nos entrega sequências fodasticamente eletrizantes.. Quem também deu uma revitalizada em sua carreira foi o carismático e boa praça Keanu Reeves, que consolidou definitivamente seu nome como um dos maiores astros de ação de todos os tempos, marcando presença no gênero desde o comecinho dos anos 1990. Sem sombra da dúvida, a franquia é um marco no gênero, com tendência a marcar ainda mais, já que além dos já anunciados spin-off, a série Continental, que trará Mel Gibson no elenco e o longa A Bailarina, que será estrelado pela lindíssima e talentosa Ana de Armas, o quinto filme atualmente encontra-se em desenvolvimento. Enfim, mais rápido do que o nosso fodão herói mandando uma porrada de oponentes para o saco, vamos a nossa lista.

4. John Wick - Um Novo Dia para Matar.

Abrindo a nossa lista, o segundo filme da franquia não é ruim. Muito pelo contrário. Acompanhando a evolução da franquia, somos presenteados com sequências de ação ainda mais espetaculares que o filme de estreia. E só segura a lanterna na nossa lista apenas pelo roteiro. Tudo bem que nesse quesito, os roteiros dos filmes da franquia não são algo muito bem elaborados, criativos e coisa e tal, mas, em comparação com os outros filmes da franquia, acaba errando a mão, felizmente, não o suficiente para estragar o resultado final.

3. John Wick 3: Parabellum.

A partir daqui realmente deu um nó no cérebro, já que praticamente os filmes que estão no nosso pódio são excelentes, tecnicamente empatados. Acompanhando a evolução no quesito de sequências de ações cada vez mais bem caprichadas, o terceiro filme é um espetáculo da porradaria, com Reeves ainda mais vontade no personagem, assim como diretor Chad Stahelski conduzindo magistralmente nos entregando sequências ainda mais fodásticas. O roteiro ainda continua sendo o ponto fraco da franquia, existindo apenas para a porrada correr solta em ritmo frenético, algo que nós fãs do gêneros é totalmente perdoável, principalmente nos filmes desta franquia.

2. De Volta ao Jogo.

O que seria mais um filme de ação com trama genérica acabou sendo o pontapé inicial para um upgrade revolucionário no gênero. Mesmo que as sequências de ação sejam a mais fracas da franquia, já que neste quesito, foram evoluindo a cada filme, o roteiro aqui é um pouco bem elaborado, mas nada de extraordinário e inovador. Quem diria que uma enésima história de vingança, mas desta vez por causa de um fofo cachorrinho, seria o início de uma das melhores franquias de ação de todos os tempos.

1. John Wick 4: Baba Yaga.

E nosso primeiríssimo lugar não poderia ser outro. O novo filme da franquia é um coroamento espetacular da franquia que deu um novo gás ao gênero de ação. O roteiro aqui é mais bem elaborado, mas, sem deixar de existir apenas para que a ação role solta em ritmo frenético. A franquia atinge aqui o ápice da evolução das sequências de ação, com Reeves atingindo o máximo do seu estilo bad ass porradeiro de primeiro e trazendo como cereja do bolo, o astro Donnie Yen, num personagem tão fodástico quanto o protagonista. E de quebra, ainda pega outro astro marcial, Scott Adkins, para rouba a cena saindo na porrada debaixo de quilos de maquiagem. Sem dúvida, o melhor filme da franquia, que joga uma batata quente para os próximos serem tão fodásticos, e quem sabe, até superar, algo que particularmente acho muito difícil de acontecer.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano e fã do gênero de ação agradecido pela franquia John Wick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário