quarta-feira, 14 de agosto de 2019

O FILME MENOS TARANTINESCO DE TARANTINO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?.

Jackie Brown.
Produção estadunidense de 1997.

Direção: Quentin Tarantino.

Elenco: Pam Grier, Samuel L. Jackson, Robert Forster, Bridget Fonda, Michael Keaton, Robert De Niro, Michael Bowen, Lisa Gay Hamilton, Tommy "Tinny" Lister, Jr., Hattie Winston, Sid Haig, Aimee Graham, Chris Tucker, Quentin Tarantino (voz - não creditado), Mira Sorvino (não creditada), entre outros.

Blogueiro assistiu online (site Mega Filmes HD) em 11 de agosto de 2019.

Sinopse: Baseado no romance Rum Punch, escrito por Elmore Leonard. Jackie Brown (Grier) é uma comissária de bordo, que faz um extra transportando um dinheirão para o traficante de armas Ordell Robbie (Jackson). O cara está no encalço da dupla de policial Ray Nicolette (Keaton) e Mark Dargus (Bowen), que acaba engaiolando Jackie e faz de tudo para que ela se torne informante. Saindo sob fiança, Jackie se vira nos trinta, dançando dos dois lados, para tentar se safar da merda que se meteu.

Comentários: Custou, mas, finalmente assistir o único filme dirigido pelo mestre de Quentin Tarantino que por uma série de imprevistos ainda não tinha conferido. O terceiro trabalho do mestre na batuta solo, o primeiro logo após o estouro em Pulp Fiction, sofreu um fiasco de bilheterias, e até hoje, é o mais ignorado e tido por muitos como seu mais fraco filme do diretor. E merecidamente, já que simplesmente temos aqui o filme menos autoral do talentoso diretor e roteirista, a ponto de não parecer um filme dele. A homenagem que o mestre deveria fazer aos filmes blaxploitation setentistas é praticamente inexistente. Para piorar, a trama, que até tem alguns momentos interessantes, é arrastadíssima a enésima potência por absurdas duas horas e meia de duração. Não chega a ser uma merda total, pois, Tarentino saber conduzir bem uma trama por mais chata que seja, tornando-a interessante. Mas, indiscutivelmente, é o filme mais bosta do mestre. Se tentarmos ignorar o que é impossível de ser ignorado, ou seja, que se trata de um filme de Tarantino e não de qualquer um roteirista e diretor ilustre desconhecido, pode ser que até encare uma boa. Fora isso, assista apenas para constatar que até os grandes gênios cometem erros homericamente grosseiros. Cotação / Nota: 3,5.

VOCÊ SABIA?

Mesmo sendo um fiasco, Jackie Brown não foi totalmente ruim para os atores envolvidos. O veterano Robert Forster foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, enquanto que Pam Grier e Samuel L. Jackson foram indicados ao Globo de Ouro por suas atuações. Jackson, acabou sendo o único premiado do elenco, no caso no Festival de Berlim. Mas, o caso mais curioso é do ator Michael Keaton, que ganhou a chance de reviver o seu personagem, o detetive Ray Nicolette, em outro filme adaptado de uma obra do escritor Elmore Leonard. Trata-se de Irresistível Paixão, dirigido por Steven Sonderbergh, estrelado por George Clooney e Jennifer Lopez, lançado no ano seguinte. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário