quinta-feira, 26 de novembro de 2020

RECORDAR É REVER: RIO BRAVO/RIO GRANDE (1950).

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Rio Bravo / Rio Grande (Rio Grande).
Produção estadunidense de 1950.

Direção: John Ford.

Elenco: John Wayne, Maureen O'Hara, Ben Johnson, Claude Jarman Jr., Harry Carey Jr., Chill Wills, J. Carroll Naish, Victor McLaglen, Grant Withers, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e no streaming (Netflix).

Sinopse
: Baseado num conto escrito por James Warner Bellah publicado no jornal Saturday Evening Post, escrito por James Warner Bellah. O Tenente-Coronel Kirby Yorke (Wayne) comando com dedicação um destacamento da cavalaria americana, que atua próximo ao Rio Grande, na fronteira com o México. Solicitando um número de 180 homens, o exército só envia dezoito, e para sua surpresa, um deles é seu filho (Johnson), que ele não ver há quinze anos. Posteriormente, sua esposa (O'Hara) chega ao local para tentar convencer seu filho a pedir baixa. A partir de então, além das tarefas rotineiras do comando militar. Kirby encara a batalha de reconquista sua espsoa e filho.

Comentários
: Um dos grandes nomes da sétima arte, o saudoso John Ford tem como um dos trabalhos mais memoráveis a Trilogia da Cavalaria, composta por filmes que em comum trazem o também saudoso ícone John Wayne. Último filme da trilogia, Rio Bravo conta com um bom roteiro, que traz uma trama interessante que dosa perfeitamente ação, aventura, com pitadas generosas de humor e romance. O mestre Ford entrega um filme bastante cativante e envolvente, que diverte bastante. Um clássico para ser descoberto, visto e revisto infinitas vezes. Cotação / Nota: 8,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário