quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

RECORDAR É REVER: A COR PÚRPURA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

A Cor Púrpura (The Color Purple).
Produção estadunidense de 1985.

Direção: Steven Spielberg.

Elenco: Danny Glover, Adolph Caesar, Margarte Avery, Rae Dawn Chong, Oprah Winfrey, Akosua Busia, Willard Pugh, Whoopi Goldberg, Desreta Jackson, Dana Ivey, Laurence Fishburne (creditado Larry Fishburne), Carl Anderson, John Patton Jr., entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e por assinatura (Warner Channel), e no streaming (HBO Max).

Sinopse
: Adaptação do livro homônimo escrito por Alice Walker. A trajetória de Celie Johnson (Goldberg), que nos primeiros anos do século XX, após sofrer vários abusos do pai (Leonard Jackson), é dada em casamento por ele quando só tinha quatorze anos (Jackson) ao bruto Albert (Glover), onde passará anos comendo o pão que o diabo amassou com ele.

Comentários
: Dez anos após seu estouro com Tubarão, e ser o Midas hollywoodiano, o mestre Steven Spielberg recebe uma grande responsabilidade nas mãos do produtor Quincy Jones: dirigir esse drama pesado, que marca a estreia nas telonas de Whoopi Goldberg, que de cara, merecidamente, recebeu uma indicação ao Oscar e ganhou um Globo de Ouro por sua excepcional atuação. Spielberg encara o desafio e se supera, entregando um drama envolvente e sensível, com um ótimo roteiro, valorizado pelas excelentes atuações de um elenco afiadíssimo (além de Goldberg, quem também brilha é Danny Glover e Oprah Winfrrey). Um debute espetacular tanto da atriz como também de Spielberg no gênero dramático. Uma pequena obra-prima para ser vista e revista infinitas vezes, de preferência, no idioma original para conferir os shows de atuações. 
CotaçãoNota: 9,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário