= Excepcional. / = Muito bom. / = Bom./ = Regular. / = Fraco.
Tubarão (Jaws).
Produção estadunidense de 1975.
Direção: Steven Spielberg.
Elenco: Robert Shawn, Roy Scheider, Richard Dreyfuss, Lorraine Gary, Murray Hamilton, Carl Gottlieb, Jeffrey Kramer, Susan Backlinie, Chris Rebello, Jay Mello, Jeffrey Voorhees, entre outros.
Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e por assinatura (Animal Planet), e online (Youtube).
Conceito:
Nota: 9,0.
Sinopse: Uma pequena cidadezinha balneária está animada com a proximidade do feriado de 04 de julho. momento em que nativos e turistas se divertem na praia. A rotina do local muda não somente com a chegada de turistas, mas, a presença de um intruso nada amistoso: um tubarão branco. Além de enfrentar o terrível predador dos sete mares, o xerife local Martin Brody (Schneider), recém-chegado vindo de Nova Iorque, tem que enfrentar os políticos e comerciantes locais que mais querem é faturar. Em sua caçada contra o predador, Martin conta com a ajuda de um cientista (Dreyfuss) e um pescador sem noção (Shawn).
Comentários: Procurando o trailer de Tubarão 2 para a postagem anterior, tive a grata surpresa de encontrar o filme original completo no Youtube, infelizmente, na versão dublada. Junto com o primeiro Star Wars - Guerra nas Estrelas, Tubarão é o filme que inaugura o chamado blockbuster, as super-produções arrasa-quarteirão. O filme tem um elenco competente e um bom roteiro, que Spielberg simplesmente dar seu toque de midas, nos presenteando com uma obra-prima da sétima arte, simplesmente, um dos melhores e mais assustadores filmes de terror e suspense de todos os tempos.
Spielberg mostra toda sua genialidade, principalmente ao contornar o problema com o tubarão mecânico, utilizando a câmera junto com a excepcional trilha sonora do mestre John Williams, merecidamente, ganhadora do Oscar, nas cenas dos ataques do tubarão, resultando em sequências inesquecíveis e assustadoras que entraram para a história do cinema. Vencedor de três dos quatro Oscar indicados, o filme teve três continuações inferiores, e até hoje é infinitamente imitado, mas, jamais superado. Filmaço para ser visto e revisto milhares de vezes, sem perder o impacto e deixar de nos assustar.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo.
O trio "R", Richard Dreyfuss, Roy Scheider e Robert Shawn.
Protagonistas estrelares e competentes sob a batuta do mestre Spielberg.
Clássico está disponível em DVD...
... e em Blu-ray,com avulso ou na lata, com alguns mimos
interessantíssimos.
Trailer original e legendado.
Filme completo na versão dublada.
Rick, concordo em tudo nos seus comentários a respeito do Tubarão 1 e 2. Vou deixar uma sugestão de uma filme que marcou minha adolescência. Comente sobre o filme "sem licença para dirigir", pois acredito que também fez parte da sua Sessão da Tarde.
ResponderExcluirMuito obrigado pelo seu comentário! Esteja sempre a vontade para fazê-lo!
ResponderExcluirVocê advinhou, pois Sem Licença para Dirigir está na mira de ser postado aqui. Só estou aguardando tempo e oportunidade para rever este divertidíssimo filme teen dos anos 80 que marcou tanto a nossa geração "Éramos felizes e sabíamos" rsssss...
Fique ligar, que em breve seu pedido será atendido.
Abraços! Fica com Deus!