domingo, 30 de dezembro de 2012

DOSE TRIPLA DE FILMES NO SÁBADO À NOITE.

Astros e estrelas hollywoodianas em três filmes na telinha.
Na falta de um bom programa fora de casa no sábado a noite, bora zapear pelos canais televisivos em busca de algo bom. Foi o que fiz ontem e acabei tendo a alegria de encontrar três filmes, dois que eu revi e um inédito para mim, com astros hollywoodianos de primeira grandeza como Jim Carrey, Jason Statham, Brad Pitt, Harrison Ford e Michelle Pfeiffer. Sem perder tempo, vamos aos nossos comentários sobre cada um desses filmes.
A sessão tripla começou tão logo voltei da minha caminhada na praia, com O Show de Truman - O Show da Vida, filmaço interessantíssimo de 1999, que revi ontem no canal TCM, estrelado por Jim Carrey que interpreta Truman Burbank, um pacato vendedor de seguro, que desconfia e acaba descobrindo que estrela, desde que nasceu, um reallity show. Com um enredo muito bem escrito, que ganha força com ótimas atuações, principalmente de Carrey (apesar de ainda manter alguns trejeitos e caretas habituais dos seus filmes da época) e de Ed Harris, que interpretar o criador e diretor do reallity, e a direção precisa de Peter Weir, O Show de Truman, que por aqui ganhou o desnecessário e tosco sub-título que era slogan do Fantástico da Rede Globo, é um filmaço criativo, que de forma inteligente faz uma leve crítica a modinha dos realitties, que prossegue até hoje. Ainda bem que temos canal como o TCM, que não deixa que obras-primas como esta caia no esquecimento. Um clássico moderno para ser visto e revisto. Nota 9,5.

Coladinho com a odisséia de Carrey e seu personagem Truman, foi a vez de ir ao canal aberto Band, para assistir pela primeira vez Snatch - Porcos e Diamantes, estrelado por Jason Statham e Brad Pitt, e dirigido por Guy Ritchie, que usa e abusa de talento e cratividade. Com um enredo muito bem elaborado e criativo, o filme tem um ritmo acelerado, e narra várias sub-tramas paralelas, que se complementam. Frankie Quatro-Dedos (Benicio Del Toro) é um ladrão de diamantes que de passagem por Londres, estando com alguns diamantes de seu chefe, Avi (Dennis Farina), resolve apostar em uma luta ilegal de boxe. Enquanto isso, os promotores destas lutas, Turco (Jason Statham) e Tommy (Stephen Graham) se unem a um fazendeiro local, Coco de Tijolo (Alan Ford), na tentativa de convencer Mickey O'Neil (Brad Pitt), um pugilista cigano, a participar dessa  luta, já que nocateou o principal lutador da competição. Ritchie nos presenteia com uma comédia totalmente fora do comum, com ação e violência em dose cavalar. O resultado final é um filme divertido e engraçado, que envolve e prende a nossa atenção do começo ao fim. Vale a pena conferir. Nota 7,5.

Depois da porra louca conduzida com maestrial por Ritchie, foi a vez de zapear mais uma vez pela telinha e parar no canal fechado FX, onde revi o esquecido e sumidíssimo suspense Revelação, dirigido pelo mestre Robert Zemeckis (trilogia De Volta para o Futuro, Forrest Gump) e estrelado por ninguém menos que Harrison Ford e Michelle Pfeifer, que interpretam, Norman e Claire Spence, um casal pacífico, que vive bem numa cidadezinha dos Estados Unidos. Até que Claire começa a ter visões com uma moça morta. Rodado nos intervalos da filmagem de Naufrago, para Tom Hanks emagrecer, o filme é uma decepção total, que desperdiça totalmente os inegáveis talento de um trio tão carismático. O roteiro é fraco demais, que usa e abusa dos clichês do gênero, e ainda por cima não consegue despertar o nosso interesse.  O resultado final é um filminho enfadonho e cansativo que só capricha no suspense apenas nos últimos minutos, onde, finalmente, Ford pode mostra um pouco do seu inegável talento. Não é a toa que é um filme esquecido, que fica pegando poeira nos porões das emissoras televisivas, afinal, não está à altura do trio envolvido. Merecidamente esquecido. Nota 5,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário