sábado, 4 de novembro de 2023

CINEBIOGRAFIA DO CACILDIS.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Mussum, O Filmis.
Produção brasileira de 2023.

Direção: Silvio Guindane.

Elenco: Aílton Graça, Yuri Marçal, Thawan Lucas, Cacau Protásio, Neusa Borges, Késia Estácio, Jennifer Dias, Cinnara Leal, Gero Camilo, Felipe Rocha, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 1 do complexo Kinoplex Maceió em 04 de novembro de 2023.

Sinopse
: Baseado em fatos narrados no livro Mussum Forevis: Samba, Mé e Trapalhões de Juliano Barreto. A história de vida e carreira do sambista e humorista Antônio Carlos Bernardes Gomes. Criado com muito esforço pela esforço pela mãe (Protásio), o menino Carlinhos (Lucas) sempre teve um inclinação pelo samba. Paixão que ele pode colocar ainda jovem (Marçal), quando se desdobrava como cabo da aeronáutica e seu início na carreira musical. Já consagrado músico, acontece uma grande reviravolta quando assume uma nova veia artística: o do humorista, sendo imortalizado como Mussum (Graça).

Comentários: Tenho orgulho de ter crescido numa época em que éramos felizes e sabíamos muito bem disso. Tempos em que às 19 horas de domingo, a família se reunia em frente a TV para junto rir das presepadas dos impagáveis Os Trapalhões. Momento semanal esse que também era estendido ao cinema, onde por duas vezes ao ano íamos conferir um filme do grupo. Por isso que, ao saber que estava sendo produzida uma cinebiografia sobre um dos membros do minha hype foi ao ápice. Meu único receio era que a tal da lacração, tão comum nos dias chatos pra caralho que vivemos hoje, estragasse a belíssima história do eterno Kid Mumu da Mangueira.

Felizmente, isso não ocorre. Em seu primeiro longa como diretor, o ator Silvio Guindane entrega um divertido e emocionante tributo ao eterno trapalhão sambista, aproveitando bem o ótimo roteiro de Paulo Cursino, que realiza uma ótima adaptação, trazendo os principais fatos da vida e carreira sem muito aprofundamento, mas, com uma eficiência ímpar. E as atuações de um elenco engajadíssimo, com um destaque a mais para Aílton Graça, que simplesmente nasceu para dar vida ao Mussum (algo ainda mais realçado pela excelente maquiagem), assim como seus colegas que interpretam o personagem nas versões mais jovens, Thawan Lucas e Yuri Marçal.

Tocante, emocionante, nostálgico e engraçado em vários momentos, Mussum, O Filmis é uma excelente cinebiografia, bem acima da média, que nos envolve do começo ao fim, respeitando não somente o cinebiografado mas todos os seus familiares e colegas de profissões artísticas. Um filmão imperdível, obrigatório a todos os fãs do saudoso Mussum, e que deve ser descoberto pela nova geração que, ao contrário de nós, não teve a graça de ter visto este icônico sambista e humorista. 
CotaçãoNota: 9,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário