Lançado em 1993, Sniper, O Atirador acabou se tornando umas das franquias de filmes de ação B mais ativa da atualidade. A primeira sequência só viria em 2002, seguida dois anos depois por mais um filme, que até então fecharia uma trilogia. Mas, depois de um hiato de sete anos, a franquia é ressuscitada com o quarto filme, e hoje, conta com o dobro de filmes. E se até o citado quarto filme é fácil saber a ordem dos filmes pelo uso do numeral, a partir do quinto filme vira um balaio de gatos que confunde muita gente pela ausência de numeral e por uma porrada de filmes que chegam por aqui com O Atirador no título. Para acabar com as confusões, nesta postagem listarei todos os oito filmes da franquia lançados até agora. Para ajudá-lo a encontrar o filme oficialmente nas plataformas de streaming, também vou citar onde encontrar cada um dos filmes no momento em que escrevo esta postagem (fique atento a data dela). Enfim, antes que os Beckett e companhia voltem a distribuir tiros, vamos a nossa lista.
O começo de tudo foi nesse verdadeiro clássico noventista dos bons e saudosos tempos da Sessão das Dez do SBT. Chegando aos cinemas como não quer nada em 1993, o filme traz Tom Berenger como o veterano sniper fodão que após perder o parceiro, parte em mais uma missão com um novo, vivido por Billy Zane. Infelizmente, no momento o filme original não está disponível oficialmente em nenhuma plataforma digital. Mas um usuário do YouTube postou o filme na versão dublada. Querendo assistir, clica aqui.
Quando achávamos que Sniper, O Atirador era apenas mais um dos milhares bons filmes de ação noventistas, surge a primeira continuação em 2002. Berenger volta como o fodão Thomas Beckett que é convocado que vai a Sérvia para mandar para o saco um ditador local que está tocando o terror na população muçulmana do país. No momento, o filme está disponível na Apple TV.
Dois anos depois, Berenger volta com Beckett no filme que por muito tempo era o fechamento da trilogia. Desta vez, o atirador de elite fodão é contratado para mandar para o saco um terrorista, só que acaba descobrindo que o cara é um velho amigo, que ele jurava está morto e enterrado faz tempo. O terceiro filme da franquia está disponível no momento na Amazon Prime Video
e na Apple TV. e Caso prefira assistir 0800, um usuário do YouTube postou o filme dublado, que você confere clicando aqui.
Sem Berenger, a franquia tem uma nova retomada em 2011, no filme que marca o debute de Chad Michael Collins, como novo protagonista, dando vida a Brandon Beckett, filho do lendário atirador vivido por Berenger. Para firmar ainda mais, além da filiação, a outra ligação com o original é o retorno de Billy Zane. O quarto filme da franquia encontra-se atualmente disponível na Apple TV, no Google Play e no YouTube.
A partir daqui começa a confusão de títulos com a ausência do numeral. O quinto filme da franquia marca o retorno não apenas do novo protagonista da franquia, Chad Michael Collins, mas do veterano titular Tom Berenger. O debute na franquia fica por conta do eterno presidente David Palmer da série 24 Horas, Dennis Haysbert, e do diretor Don Michael Paul, nome bastante conhecido das continuações que ninguém dar a mínima lançadas diretamente em home vídeo. O filme de 2014 que traz o encontro pela primeira vez de pai e filho atiradores casca grossa atualmente está disponível na Amazon Prime Video, na Apple TV, no Google Play, na Netflix e no YouTube.
Dois anos depois do encontro dos protagonistas, a franquia prossegue trazendo mais uma vez Chad Michale Collins. Dos veteranos, Tom Berenger mais uma vez pula fora e quem volta de novo é Billy Zane, fazendo as vezes de personagem do original servindo de coadjuvante, e de Dennis Haysbert, que tinha debutado no filme anterior. O fodão Brandon Beckett e seus parças vão a Georgia proteger um gasoduto, em parceria com o exército de lá, mas acabam ficando na mira de um misterioso sniper. O sexto filme da franquia está atualmente na Amazon Prime Video, na Apple TV, no Google Play, na Netflix e no YouTube.
Um ano depois, a franquia chega ao seu sétimo filme, marcando o único (até agora) que traz o protagonista atual Collins, junto com os originais Tom Berenger e Billy Zane. Felizmente, é um dos filme da franquia que, atualmente, está no maior número de plataformas, já que você pode conferi na Apple TV, no Google Play, na Netflix e no YouTube.
Quem acreditou que o filme que reunia o trio casca grossa seria mesmo o extermínio final, acabou se enganando e três anos depois, chegava mais um. Até agora o último filme da franquia, conta com Collins e o veterano Berenger no elenco, onde filho pede arrego ao pai fodão quando é acusado injustamente de um crime e acaba se tornando caça de outros atiradores fodões. O oitavo da franquia está disponível no Amazon Prime Video, na Apple TV, no Google Play e no YouTube.
Fim de um assassino nada, já que no ano passado, chegou o nono e último (até agora) filme da franquia. Chad Collins continua como protagonista, e aqui reinando absoluto, sem a participação dos originais Berenger e Zane. A gatinha Sayaka Akimoto do filme anterior retorna no novo filme. Quem também retorna é Dennis Haysbert, após dois filmes sem marcar presença. O novo filme da franquia atualmente está disponível na Apple TV, no Google Play, no HBO Max e no YouTube.
Rick Pinheiro.
Blogueiro alagoano.
* = Postagem atualizada em 18 de fevereiro de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário