Dois clássicos, duas obras-primas.
Como toda arte que se preze, o cinema tem também suas obras-primas, que ultrapassam os limites espaço-tempo, emocionando para sempre, gerações em gerações. Infelizmente, hoje em dia, além de cada vez mais raras de serem produzidas obras assim, as clássicas são esnobadas pelos canais televisivos, principalmente abertos, que dão preferência aos lixos modernos. Nas últimas semanas, zapeando pela telinha, tive a graça de esbarrar em dois destas obras tão excepcionais, sendo uma produzida nos Estados Unidos e outra do nosso cinema nacional.
A primeira foi o O Grande Ditador, clássico de 1940, estrelado, escrito e dirigido pelo saudoso e genial Charles Chaplin, exibida de terça para quarta (entre 17 e 18 de maio), em seu idioma original, no canal Futura. Pressionado pela mudanças dos tempos, que em pleno advento do cinema falado, ainda resistia em lançar os seus filmes mudos, Chaplin cede pela primeira vez, mas utiliza o cinema falado para um importantíssimo alerta a humanidade, em especial, aos Estados Unidos, que até então, não tinham entrado na Segunda Guerra Mundial, que ignoravam totalmente as atrocidades desumanas cometidas pelo nacismo alemão e o farcismo italiano. Chaplin dar o seu recado, à sua maneira, ou seja, com muito humor, e acabou nos presenteando com uma perfeita obra-prima.
Na trama, Chaplin interpreta dois personagens: um lunático ditador, que deseja dominar todo mundo e um simpático e um humilde e atrapalhado barbeiro judeu, que é sósia do tal ditador aloprado. Um roteiro brilhante, que ao mesmo tempo que satiriza a figura dos ditadores Hitler e Mussolini, nos diverte, arrancando risadas, também faz uma denúncia direta sobre a terrível perseguição as minorias, em especial aos judeus, realizadas pelas loucas e diabólicas posições dos ditadores. O discurso no final do filme, até hoje é atual e deveria ser refletido por todos os líderes da humanidade.
Como diretor, Chaplin era excepcional arrancando excelentes interpretações do seu elenco afiadíssimo, como também nos presenteando com cenas memoráveis, como na clássica cena em que o ditador brinca com o globo terreste, um inesquecível momento da história do cinema, que ao mesmo é poético, engraçado e uma denúncia a megalomania de ditadores reais como Hitler.
Além de excelente roteirista e diretor, Chaplin era um ator inigualável, mostrando todo seu carisma e versatilidade, conseguindo brilhar, até mesmo quando está cercado de excelentes atores, tão excepcionais como ele. Chaplin, numa facilidade ímpar, conseguia transceder, num piscar de olhos, da interpretação cômica com nas cenas do duelo entre ditadores, e nas cenas clássicas de perseguições pastelões protagonizadas pelo barbeiro, às dramáticas, como no emocionante discurso final, onde o barbeiro, confundido e trocado com o ditador, faz um belíssimo apelo para cada um de nós. Uma geração que acha que Robert Pattinson e cia., são bons atores, precisa urgentemente conhecer um ator de verdade que como Chaplin.
Em síntese, faltam as palavras para comentar O Grande Ditador, que unanimamente, tanto da crítica quanto do público, está entre os cinco melhores filmes de todos os tempos. Uma obra-prima que precisa ser conhecida e propagada de geração em geração.
Minha pequena contribuição é o vídeo abaixo, com a cena final tão citada nesta postagem. Nela, Chaplin rompe as regras cinematográficas da época, que diziam que um personagem jamais poderia olhar diretamente para a camera. Não deixe de conferir este trecho emocionante.
Minha pequena contribuição é o vídeo abaixo, com a cena final tão citada nesta postagem. Nela, Chaplin rompe as regras cinematográficas da época, que diziam que um personagem jamais poderia olhar diretamente para a camera. Não deixe de conferir este trecho emocionante.
Outra obra-prima que tive a graça de esbarrar acidentalmente, zapeando pela TV, foi a clássica chanchada nacional O Homem do Sputinik, que foi exibida na última sexta, pela TV Justiça. Como toda chanchada da Atlântica, o filme é uma ingênua comédia, com um enredo simples e um elenco que reúne um galã canastrão da época, uma mocinha lindinha, uma vedete sensual e um time de comediantes feras que neste filme, são liderados pelo genial Oscarito.
O filme de 1958, em pleno auge da guerra pela conquista do espaço travada pelos Estados Unidos e a antiga União Soviética, gira em torno de um casal humilde (os saudosos e engaçadíssimos Oscarito e Zezé Macedo, que simplesmente brilham na produção), que ver sua vida pacata mudar após a caída no seu galinheiro, de um esfera metálica, que acreditam ser a nave soviética Spultinik. É só o início de muita confusão boba, bem ao estilo da época, envolvendo o casal, jornalistas, brasileiros da alta sociedade, russos, norte-americanos e franceses.
Assim como Chaplin em O Grande Ditador, evidente que guardada as devidas proporções, o filme dirigido pelo saudoso Carlos Manga, satiriza os costumes da época, como a guerra espacial e o comportamento da sociedade das nacionalidades retratadas nos filmes, como todos os seus esteriotípos. Neste ponto, a então jovem Norma Benguel como uma sensualíssima francesa e um rapazinho gordinho chamado Joe Soares, hoje, o apresentador global Jô Soares, interpretando um dos aloprados agentes norte-americanos, dão um show à parte.
O Homem do Sputinik pode ser uma comédia boba e ingênua nos dias de hoje, mas é um clássico da época de ouro das super-produções luxuosas do nosso cinema. Outra obra-prima, desta vez do nosso cinema, que precisa ser conhecida e divulgada.
Confira a chamada da TV Justiça, contendo alguns trechos desta obra-prima do nosso cinema:
Confira a chamada da TV Justiça, contendo alguns trechos desta obra-prima do nosso cinema:
Rick Pinheiro.
Cinéfilo.
Cartaz original da obra-prima de Chaplin. |
Chaplin, em cena, como o barbeiro judeu, contracena com Paulete Gorddard, na época sua esposa. |
Não poderia faltar as clássicas cenas pastelões que revelaram para o mundo o genial Chaplin. |
Cartaz original da obra-prima do nosso cinema. |
Algumas cenas da divertídissima chanchada. |
Jô Soares (ao centro), que na época usava o tosco nome de Joe. Mostrando o seu talento humorístico logo de cara. |
O governo francês manda sua principal arma para pegar o Sputinik. Já naquela época a sensualidade aparecia no nosso cinema. |
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