quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

RECORDAR É REVER: A PONTE DO RIO KWAI.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

A Ponte do Rio Kwai (The Bridge on the River Kwai).
Produção britânica e estadunidense de 1957.

Direção: David Lean.

Elenco: William Holden, Jack Hawkins, Alec Guinness, Sessue Hayakawa, James Donald, Andre Morell, Peter Williams, John Boxer, Percy Herbert, Harold Goodwin, Ann Sears, Henry Okawa, Keiichiro Katsumoto, Geoffrey Horne, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e no streaming (HBO Max).

Sinopse
: Adaptação do romance escrito por Pierre Boulle. Durante a Segunda Guerra Mundial, prisioneiros de guerra britânicos são forçados pelos japoneses a construírem uma ponto no Rio Kwai, na Tailândia. Inicialmente relutando, o coronel Nicholson (Guinness) resolve coopera e lidera seus homens para o serviço, acreditando que pelo menos pode deixar um legado para a posterioridade quando o conflito armado terminar. Paralelamente, um major estadunidense (Holden), ex-prisioneiro do mesmo campo, é convocado para uma missão especial: explodir a tal ponte no momento da sua inauguração.

Comentários
: Não é a toa que este clássico absoluto, vencedor de 7 Oscar, incluindo Melhor Filme, é o décimo terceiro Melhor Filme de todos os tempos da lista do American Film Institute. O saudoso mestre David Lean entrega uma obra-prima, e por isso mesmo, um filme atemporal. Com um ótimo roteiro em mãos e um elenco carismático que entregam excelentes atuações, Lean conduz com maestria o filme, que prende a nossa atenção e nos envolve do começo ao fim. Para ser visto e revisto infinitas vezes, sem perder o frescor. 
CotaçãoNota: 9,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário