quinta-feira, 3 de outubro de 2024

RECORDAR É REVER: DIAS DE TROVÃO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Dias de Trovão (Days of Thunder).
Produção estadunidense de 1990.

Direção: Tony Scott.

Elenco: Tom Cruise, Robert Duvall, Randy Quaid, Nicole Kidman, Michael Rooker, John C. Reilly, Cary Elwes, Fred Dalton Thompson, J.C. Quinn,  entre outros.

Blogueiro assistiu no extinto cinema São Luiz Maceió, em home vídeo (VHS), na TV aberta e por assinatura (Globo e Telecine Action) e no streaming (Pluto TV e Claro TV+).

Sinopse
: Cole Tricle (Cruise) é um jovem e ambicioso piloto da IndyCar que ganha uma chance de competir na NASCAR. Seu jeito impulsivo, acaba fazendo com que bata de frente com o chefe da sua equipe, o veterano Harry Hogge (Duvall), e também ganhe rivais como o piloto mais badalado da categoria, Rowdy Burns (Rooker). Aos poucos, Cole canaliza toda sua obstinação em vitórias nas pistas.

Comentários
: Quatro anos após o fenômeno Top Gun: Ases Indomáveis, o astro Tom Cruise e o saudoso diretor Tony Scott retornam a bem sucedida parceria neste clássico noventista que ficou marcado muito mais por ser o filme onde Cruise e Nicole Kidman se conheceram e começaram a namorar. Tendo Cruise como um dos roteiristas, o filme é praticamente um Top Gun com carros, já que repete a mesma estrutura tanto de roteiro, inclusive com alguns clichês do clássico oitentista, como também na forma de edição frenética em ritmo de videoclipe que Scott aqui repete. Quando eu era mais novo, até curtia bastante esse filme, mas, depois de repetidas vezes assistida e revendo adulto percebi que não é essas coisas todas que eu achava. Passa longe de ser um filmão inesquecível como Top Gun, mas, também não é nenhuma bomba. Dias de Trovão é um eficiente filme de ação esportivo, que cumpre direitinho sua função de entretenimento satisfatório. Realmente não merecia ter caído no esquecimento e apenas ser lembrado como o filme em que um dos ex-casais de astros hollywoodianos foi formado. 
CotaçãoNota: 7,0.

VAI NÃO! ELE NÃO VAI NÃO!

Se você assistiu ou for assistir Dias de Trovão achando que o astro Tom Cruise está pilotando os carros, sinto lhe dizer, mas, isso não rolou. O astro, conhecido hoje em dia pelas peripécias dispensando os dublês, até queria, mas, uma cláusula do seguro feito pelos produtores do filme, impedia categoricamente dele fazer isso. Quem sabe se um dia, ele inventar de fazer Dias do Trovão 2 (Algo praticamente impossível. Me desculpa por mais um balde de água fria), veremos Cruise pilotando em alta velocidade um carro de corrida numa competição.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário