terça-feira, 9 de novembro de 2021

DUELO TEATRAL.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Tempos de Paz.
Produção brasileira de 2008.

Direção: Daniel Filho.

Elenco: Tony Ramos, Dan Stulbach, Louise Cardoso, Daniel Filho, Aílton Graça, Anselmo Vasconcellos, Ewa Stulbach, Bernardo Jablonski, Maria Maya, Felipe Martins, Nilvan Santos, Liliane Mija, Atila Balazs Szemeredi, Alexandre Bordalo, entre outros.

Blogueiro assistiu no streaming (Telecine Play) em 09 de novembro de 2021.

Sinopse
: Adaptação da peça teatral Novas Diretrizes em Tempos de Paz de autoria de Bosco Brasil. Após sofrer os horrores da Segunda Guerra Mundial, o judeu polonês Clausewitz (Stulbach) está empolgadíssimo para chegar ao Brasil e recomeçar a sua vida como agricultor. O que ele não esperava era que ao chegar por aqui, iria encarar uma acolhida hostil e inquisitória de Segismundo (Ramos), um funcionário da alfandega, que está com o dele na reta por passar por um momento delicado, e que desconta toda pressão nele.

Comentários
: Nem sempre é fácil adaptar uma peça teatral num longa, já que muitas vezes, preserva-se o formato dos palcos, prejudicando o resultado final. Não é o caso deste Tempos de Paz, que curiosamente acerta justamente nos momentos claramente teatrais, precisamente nos diálogos entre os personagens centrais, vividos pelos excelentes Tony Ramos e Dan Stulbach, que simplesmente arrasam, o que não poderia ser diferente, tanto pelos seus inegáveis talentos ímpares, mas, também pelo domínio do texto, repetindo aqui seus personagens do espetáculo teatral. O duelo de titãs dos dois atores engrandecem o filme e evidencia o excelente texto do autor Bosco Brasil, que também é responsável pelo roteiro, que só não é perfeito, pois perde-se o curtíssimo tempo do filme (aproximadamente uma hora e vinte minutos) com uma trama paralela envolvendo um médico, vivido por Daniel Filho, que deveria ter aparecido apenas no flashback. Mas, nem isso tira a grandiosidade do filme, que envolve e cativa, e tem nas excelentes atuações da dupla de protagonistas seu grande destaque. 
CotaçãoNota: 8,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário