quinta-feira, 9 de maio de 2024

RECORDAR É REVER: DE VOLTA AO PLANETA DOS MACACOS (SÉRIE ANIMADA).

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

De Volta ao Planeta dos Macacos (Return to the Planet of the Apes).
Produção estadunidense de 1975.

Direção: Doug Wildey.

Elenco (vozes): Austin Stoker, Phillippa Harris, Henry Corden, Richard Blackburn, Edwin Mills, Claudette Nevins, Tom Williams, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e on-line (YouTube).

Sinopse
: Série animada baseada na obra escrita por Pierre Boulle e na franquia Planeta dos Macacos. Um trio de astronautas (Stoker, Williams e Nevins) acaba indo parar num ambiente misterioso onde os macacos dominam. O que eles acabam descobrindo é que na verdade viajaram no tempo e estão na Terra no ano 3079. Perseguidos pelo implacável General Urko (Corden), eles lutam para sobreviver e conseguem alguns aliados humanos e o casal de símios cientistas Cornelius (Mills) e Zira (Harris).

Comentários
: Quase um ano após a exibição do último episódio da série em live-action cancelada precocemente, a franquia Planeta dos Macacos ganha seu último exemplar na primeira metade dos anos 1970 com esta série animada, exibida justamente na emissora que com duas séries de sucesso que bombavam na audiência em cima da série em live-action, motivaram o seu cancelamento da série. Curiosamente, de todas as produções da franquia feitas até hoje, é a que mais se aproxima do livro escrito por Pierre Boulle, por apresenta os símios numa sociedade mais contemporânea. Se no quesito técnico a série animada não envelheceu tão bem, o mesmo não podemos dizer em relação a sua estrutura narrativa que vai além do "caso da semana", amarrando bem a trama da temporada, o que obriga a assistimos os episódios pela ordem. 

Por ter um ritmo mais acelerado, já que cada um dos treze episódios duram aproximadamente vinte e cinco minutos, a série animada consegue ser ligeiramente mais interessante que a live-action, e acerta em cheio por inserir bem alguns personagens dos filmes e, principalmente, por colocar como vilão principal, o General Urko da série televisiva (nenhum destes personagens são dublados pelos atores originais dos live-action), dando-lhe um destaque ainda maior que na sua série de origem. Com um final interessante que nos deixa lamentando por não tido mais temporadas, De Volta ao Planeta dos Macacos é uma boa entrada na franquia, que vale a pena ser descoberta. 
CotaçãoNota: 7,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário