= Excepcional. / 
 = Muito bom. / 
 = Bom./ 
 = Regular. /
 = Fraco. / 
 = (Preciso mesmo dizer?).
Produção italiana e húngara de 1995.
Direção: Marta Meszaros.
Elenco: Maia Morgenstern, Elide Melli, Jan Nowicki, Hanna Polony, Giovanni Capalbo, Ileana Carini, Adriana Asti,  entre outros.
Blogueiro assistiu on-line (YpuTube) em 18 de agosto de 2023.
Sinopse: Baseado em fatos. A história de Edith Stein (Morgensten), filósofa e professora universitária alemã de origem judia, que se converteu ao catolicismo após ler os escritos de Santa Teresa d'Ávila. Após perder o emprego na universidade justamente por suas origens, Editn ingressa no Carmelo se tornando após o noviciado Irmã Teresa Benedita da Cruz. E quando Hitler e o partido nazista chega ao poder, será inevitável que ela tenha o mesmo destino do seu povo.
Comentários: Imortalizada como Maria, mãe de Jesus, no clássico moderno A Paixão de Cristo de Mel Gibson, a atriz romena Maia Morgenstern estrela este filme noventista sobre a vida da pensadora e santa católica Edith Stein. Uma pena que assisti na versão dublada, o que me impediu de conferi a sua atuação que, acredito eu, tenha sido aqui que chamou atenção de Gibson. Mais lamentável que isso é a direção ter optado por uma linguagem teatral durante a maior parte, caindo no dramalhão exagerado em alguns momentos, arrastando a trama, o que acabou tornando o filme ligeiramente chatinho e entediante. Mesmo assim, vale a conferida já que o roteiro satisfatório faz uma eficiente síntese da vida e pensamento da santa filósofa, nos deixando curioso a buscar outras fontes para saber mais sobre ela. Cotação: 

/ Nota: 7,0.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.
Cinéfilo alagoano.



Nenhum comentário:
Postar um comentário