Na minha semanal sessão de cinema, fui conferir hoje, na tela da sala 5 do Centerplex, o filme O Último Exorcismo.
Ao contrário do que alguns chegaram a comentar, não trata-se de um remake do clássico e amaldiçoado filme O Exorcista, mas de mais um filme de terror, filmado como se fosse um documentário para que o público acredite está diante de um caso real. Sub-gênero, que particularmente eu não gosto muito, inaugurado pelo primeiro A Bruxa de Blair, e que no ano passado ressurgiu com Atividade Paranormal. A principal característica deste tipo de filme é contar com um elenco de atores desconhecidos, que são os mais naturais possíveis,, chegando, em alguns casos. a personagens e atores terem o mesmo nome (Caso de Atividade Paranormal, que no próximo mês chega aos cinemas a continuação), por ter cortes mal-feitos, amadorismo mesmo, tudo isso para dar uma sensação de produto verídico. Evidente que por ter estas características, filmes assim, tem um supreendente retorno financeiro, já que os custos são mínimos, e as bilheterias arrencadam muito mais.


Mas não pensem que o Reverendo Marcus é um picareta, safado, um vilão. Patrick Fabian consegue humanizá-lo, fazendo o espectador ter simpatia pelo sincero e carismático pastor. Além de Fabian, o restante do elenco interpreta bem os seus personagens. O grande destaque sem dúvida é a jovem atriz Ashley Bell, que interpreta brilhantemente Nell, dosando bem a inocência, e ao mesmo tempo a possessão (ou esquizofrênia) da personagem.
Além das excelentes interpretações, o grande mérito do filme é justamente manter até os últimos minutos, o que de fato está acontecendo: possessão ou doença mental?
Curiosamente, o diretor do filme disse que este filme é uma homenagem ao clássico O Exorcista, mas nítidamente é uma homenagem A Bruxa de Blair, principalmente, na última cena, onde ocorre a mesma perseguição na floresta.

Particularmente o fraco e óbvio final, não mudou a minha opinião sobre o filme. O Último Exorcismo não é um grande filme, mas também não é o lixo que os meus colegas de sessão acharam. Chega até a divertir, nos dar bons sustos e até mesmo nos fazer refletir como o sentimento mais puro do seu humano, a sua fé, é facilmente manipulada pelos péssimos líderes religiosos.
Enfim, assistam e tirem suas próprias conclusões.
Rick Pinheiro
Cinéfilo.
eu não entendi o final do filme. o que é uma ceita???
ResponderExcluirVéeey, eu assiste este filme a anos atrás, e até hoje eu não sei quem é o pai do bebê que ela teve, é um adolescente inresponsável que transou com a santinha ou santanás? u.u
ResponderExcluir