Lançado em 1979, Mad Max é um marco no gênero de ação e ficção. O mestre George Miller logo de cara de forma muita criativa entregou um filmão de primeira. De quebra, lançou ao estrelato o astro Mel Gibson, que pegou o papel praticamente por acidente, após ter se envolvido numa briga na noite anterior ao teste. Com o enorme sucesso que fez a ponto de por anos ser o filme australiano de maior bilheteria mundial, iniciou com tudo, rendendo duas continuações em 1981 e 1985, com Miller e Gibson repetindo a parceria. Quando achávamos que a franquia seria limitada a uma trilogia, trinta e dois anos depois do ano depois ressurge de forma espetacularmente épica com o aclamado e premiado Mad Max: Estrada da Fúria, mais uma vez com Miller conduzindo de forma maestral e com Gibson sendo substituído pelo britânico Tom Hardy. Atualmente a franquia retornou às telonas com seu primeiro spin-off, Furiosa: Uma Saga Mad Max, que devido a sua fraca bilheteria pode colocar um fim a franquia. Nesta postagem listamos, do mais fraco ao melhor todos os filmes da franquia. Uma lista que aposto que será a mais polêmica de todas que fizemos aqui, devido a posição dos filmes. Sugiro que ao invés de me xingar, elabore a sua nos comentários. Enfim, antes que o mundo exploda e se torne uma terra de ninguém pós-apocalíptica, vamos a nossa lista.
5. Mad Max: Além da Cúpula do Trovão.
Iniciamos a nossa lista com o filme que na minha humilde opinião é o único realmente ruim da franquia. É bem verdade que não chega a ser totalmente ruim, já que o primeiro ato, que culmina com uma luta na Cúpula do Trovão do título, e uma boa perseguição no clímax nos empolgam, assim como a pequena participação da saudosa Tina Turner. Mas, o filme acaba caindo drasticamente com qualidade a partir da entrada da pirralhada chatinha e a trama acaba saindo totalmente dos trilhos. Nem mesmo a competência de Miller, que mantém todo climão pós-apocalíptico dos filmes anteriores, consegue salvar o filme da tal "maldição" do terceiro filme ser o mais fraco de uma franquia.
4. Furiosa: Uma Saga Mad Max.
Primeiro spin-off da franquia, o filme atualmente em cartaz vem amargando um fracasso inacreditável. Inclusive, no momento em que escrevo esta postagem até agora sequer se pagou. Uma tremenda injustiça, já Miller mantém o clima pós-apocalíptico de todos os filmes da franquia. Traz uma boa trama, mas, execução foi feita de forma burocrática, não lembrando em nada o show de criatividade dos filmes anteriores da franquia. Parece que a idade chegou com tudo para Miller, que entrega aqui seu filme menos autoral dentro da franquia.
3. Mad Max: Estrada da Fúria.
Acredito que seja a maior polêmica não somente desta lista, mas, de todas que já elaborei neste blog pela posição que ocupa. Afinal, estamos falando do filme com ritmo mais frenético de toda a franquia, um verdadeiro espetáculo épico, que para muitos tanto da crítica como do público é disparado o melhor Mad Max. Tanto que foi indicado a dez Oscar, inclusive, Melhor Filme, e arrastou sete prêmios. Não nego que Estrada da Fúria é de fato um filmão fodástico espetacular, empolgante do começo ao fim, com méritos de sobra para figurar entre os melhores não somente da franquia, mas do gênero. E só não está no topo da nossa lista, apenas por eu preferi os dois primeiros. Tom Hardy assume satisfatoriamente o papel imortalizado por Gibson, mas, é Charlize Theron que rouba a cena com sua ótima atuação, fazendo da sua personagem Imperatriz Furiosa uma das mais marcantes de toda franquia. E a perseguição frenética que Miller conduz de forma magistral, é a deliciosa cereja desta filmão eletrizante.
2. Mad Max.
Por mais que Estrada da Fúria seja um filmão fodástico, trazendo as sequências de ação mais fodásticas da franquia, o inicio de tudo na minha humilde opinião ainda é um pouco melhor. Se no colega de pódio Miller usou e abusou da criatividade e dos efeitos práticos, aqui com orçamento minúsculo também não fica atrás, entregando um filmão tenso e envolvente do começo ao fim, com cenas de perseguições empolgantes. Indiscutivelmente, um marco do gênero que não perde o frescor.
1. Mad Max 2: A Caçada Continua.
Não é a toa que nosso primeiríssimo lugar foi eleito a pouco tempo o melhor filme de ação de todos, mesmo que particularmente eu discorde deste título. Com o estrondoso sucesso do primeiro filme, a sequência foi inevitável e veio logo em 1981, com Miller retornando a batuta e entregando um filmão mais empolgante e com sequências de ação eletrizantes superiores a dos primeiros. Mais a vontade no personagem, Mel Gibson dar um show e entrega aqui não somente sua melhor atuação como Max, como uma das melhores da sua carreira. Assim como o original, outro marco no gênero, que até hoje é imitado e insuperável. Uma verdadeira obra-prima do gênero de ação e ficção.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário