terça-feira, 14 de março de 2023

ACOLHER PARA SALVAR.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Pio XII (Sotto il Cielo di Roma).
Produção italiana e alemã de 2010.

Direção: Christian Duguay.

Elenco: Alessandra Mastronardi, Marco Foschi, Miguel Herz-Kestranek, Ettore Bassi, Holger Daemgen, Mathias Hermann, Andrea Tidona, Vincent Riotta, Margot Sikabonyi, Ken Albert Duken, Heinz Trixner, Fiorella Migliore, Pietro Ragusa, Nathalie Rapti Gomez, Roberto Nobile, Christine Neubauer, Cesare Bocci, James Cromwell, entre outros.

Blogueiro assistiu no streaming (NetMovies) em 05 e 06 de março de 2023.

Sinopse
: Inspirado em fatos. Em julho de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, os judeus que moram em Roma são surpreendidos com a chegada e o estabelecimento dos nazistas. É questão de tempo para passem a colocar em prática o plano de persegui-los. Nesse clima aterrorizante, o Papa Pio XII (Cromwell) precisa tomar uma importante decisão.

Comentários
: Estando a frente da Igreja Católica justamente no aterrorizante período da Segunda Guerra, o Papa Pio XII até hoje gera discussões acaloradas, e até acusações que teria apoiado os nazistas e fascistas, devido a não ter se pronunciado abertamente nos primeiros anos do conflito Acusações injustas, já que a Santa Sé, vários historiadores, assim como testemunhos de judeus sobreviventes, já comprovaram que o pontífice teve uma atuação importantíssima nos bastidores, que possibilitou salvar a vida de várias pessoas. E é justamente sobre essa ação que trata este telefilme dividido em duas partes devido a sua longa duração de quase três horas e meia, que de cara, causa estranheza em colocar o pontífice como coadjuvante. Culpa muito mais do título dado por aqui, já que Sob o Céu de Roma (na tradução literal do título original) foca nos judeus italianos que tiveram toda sua rotina mudada com a chegada dos nazistas.

Contando com uma produção caprichada que faz uma excelente reconstituição de época, o filme que todo jeitão de minissérie tem um roteiro satisfatório que traz uma boa trama, arrastada na primeira parte, mas, consideravelmente interessante na segunda parte, valorizado pelas atuações convincentes e uma direção competente. O resultado final é uma boa produção que se passa na Segunda Guerra Mundial, que se não é inesquecível como várias já feita sobre o conflito, não faz feio e com certeza vai agradar muito mais os fãs destas do que quem procura uma cinebiografia do pontífice. Vale a conferida. 
CotaçãoNota: 7,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário