= Excepcional. / = Muito bom. / = Bom./ = Regular. / = Fraco. / = (Preciso mesmo dizer?).
Produção brasileira de 2021.
Direção: Jeferson De.
Elenco: César Mello, Angelo Fernandes, Pedro Guilherme, Johnny Massaro, Higor Campagnaro, Nelson Baskerville, Mariana Nunes, Samira Carvalho, Paula Picarelli, Romeu Evaristo, Erom Cordeiro, Teka Romualdo, Alan Rocha, Dani Ornellas, Sidney Santiago, Isabel Zuaa, Zezé Motta, entre outros.
Blogueiro assistiu on-line (YouTube) em 29 de novembro de 2021.
Sinopse: Baseado em fatos. No Brasil Imperial, Luiz Gama (Mello) é um advogado autodidata que luta nos tribunais pela libertação dos escravos no nosso país, entrando para a história como um dos grandes abolicionistas do Brasil. Apesar de ter nascido livre, foi vendido como escravo ainda criança (Guilherme), experiência que ele superou e levou para sua causa, graças a ter aprendido a ler na juventude (Fernandes).
Comentários: Um dos grandes nomes da história do nosso país, o advogado, jornalista e escritor Luiz Gama (que muitos, inclusive, defendem que na data do seu falecimento deveria ser o Dia do Consciência Negra), finalmente ganha uma cinebiografia, que até chegou a passar rapidamente, sem muito alarde nos nossos cinemas, e que absurdamente já foi exibido na TV aberta no Supercine da Globo. Doutor Gama conta com um roteiro satisfatório, que traz uma trama interessante, porém, que não aprofunda a história do biografado, limitando-se apenas a fazer um resumão sobre ele, mantendo o essencial. Felizmente, o filme acaba sendo bom, graças a direção competente, a parte técnica (principalmente, figurino e cenografia), que faz uma convincente reconstituição de época, e as ótimas atuações, com destaque especial para César Mello, que faz o protagonista na fase adulta, Clara Choveaux e o alagoano Erom Cordeiro, que roubam a cena e até provocam em nós ranço com seus personagens racistas. Mesmo com a oportunidade desperdiçada de apresentar este grande ícone da nossa história, pelo menos o filme desperta em nós o interesse de saber mais sobre ele. Cotação: / Nota: 7,5.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.
Cinéfilo alagoano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário