quinta-feira, 18 de novembro de 2021

RECORDAR É REVER: ACUSADOS (1988).

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Acusados (The Accused).
Produção estadunidense e canadense de 1988.

Direção: Jonathan Kaplan.

Elenco: Kelly McGillis, Jodie Foster, Leo Rossi, Carmen Argenziano, Ann Hearn, Steve Antin, Tom O'Brien, Peter Van Norden, Woody Brown, Terry David  Mulligan, Scott Paulin, Bernie Coulson, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e no streaming (Telecine Play).

Sinopse
: Baseado em fatos. Uma jovem (Foster) é brutalmente violentada num bar, diante de expectadores canalhas que aplaudiam o ato asqueroso. Diante deste ocorrido, a promotora do caso (McGillis) fará de tudo para levar a julgamento e condenar não apenas os estupradores, mas, os expectadores canalhas.

Comentários
: Produzido no final dos anos 1980, este filme que rendeu merecidamente a Jodie Foster seu primeiro Oscar, continua forte e impactante. Seja pela relevância do tema, infelizmente ainda atual, como também pelo diretor Jonathan Kaplan ter exagerado na mão na cena do ato monstruoso, legando a sétima arte uma das sequências mais repugnantes de todos os tempos. Felizmente, somos compensados por um ótimo drama, que traz uma trama envolvente a ponto de nos deixar indignados durante várias passagens. E a atuação perfeita de Foster, aniversariante de amanhã, que trafega muito bem pelas várias nuances da personagem, é sem dúvida o grande destaque do filme. Enfim, tendo estômago, um filme imperdível, que no mínimo nos leva a reflexão. 
CotaçãoNota: 8,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário