Produção estadunidense de 1975.
Direção: John Hough.
Elenco: Eddie Albert, Ray Milland, Donald Pleasence, Kim Richards, Ike Eisenmann, Walter Barnes, Reta Shaw, Denver Pyle, entre outros.
Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo e SBT) e no streaming (Telecine Play).
Sinopse: Adaptação do livro escrito por Alexander Key. Após a morte dos seus pais adotivos, os irmãos Tony (Eisenmann) e Tina (Richards) vão parar no orfanato comandado pela Senhora Grindley (Shaw). Os dois têm poderes especiais e não lembram das suas origens. Um belo dia, num passeio junto com as demais crianças da instituição, eles acabam salvando a vida de Deranian (Pleasence), que é assistente de um milionário (Milland), que sabendo do ocorrido, adota a dupla a fim de explorar os seus poderes. Só que Tony e Tina acabam fugindo, e encontram ajuda de Jason (Albert), um viúvo solitário que está em viagem pelo país.
Comentários: Quem foi criança nos anos 1980 e 1990, com certeza, deve lembrar com carinho deste telefilme setentista da Disney que marcou presença na programação vespertina da Globo e do SBT, principalmente na Sessão da Tarde e no Cinema em Casa. Caído no esquecimento hoje em dia pela maioria, o filme rendeu duas continuações, um remake também para telinha exatos vinte anos depois e em 2009, a versão para as telonas estrelada por Dwayne Johnson. Sobre o filme original, trata-se de uma aventura bacaninha, voltada principalmente para as crianças menores, mesmo com sequências com personagens usando armas, algo inconcebível para os dias de hoje. Deve ser por causa do público-alvo, que não tiveram um cuidado melhor com o roteiro, que traz uma trama repleta de incoerências e de situações que acontecem apenas porque o roteiro quer, e com efeitos tosquinhos até para a época. Mesmo com tudo isso,o resultado final é um filme divertidinho e fofinho, que vale a pena ser descoberto pela criançada e revisto pelos saudosistas. Cotação: / Nota: 6,5.
VOCÊ SABIA?
Protagonistas da primeira versão de A Montanha Enfeitiçada, os atores Kim Richards e Ike Eisenmann fizeram um ponta na versão para as telonas de 2009, estrelada por Dwayne Johnson. A personagem de Richards, inclusive, se chama Tina, nome da sua personagem no filme setentista. Uma singela e justíssima homenagem a dupla que fez mais feliz a infância de muita gente.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.
Excelente aventura infanto-juvenil produzida pelos Estúdios Disney. Vale a pena assistir. Nota 10 para esta produção.
ResponderExcluirOlá José!
ExcluirCom certeza, um verdadeiro clássico da Disney.
Obrigado pela visita e por comentar! Volte sempre! Abraço!