= Excepcional. / = Muito bom. / = Bom./ = Regular. / = Fraco. / = (Preciso mesmo dizer?).
Maximiliano Kolbe - Mártir da Caridade / Uma Vida por uma Vida: Maximiliano Kolbe (Zycie za zycie. Maksmilian Kolbe).
Produção polonesa e alemã de 1991.
Direção: Krzysztof Zanussi.
Elenco: Christoph Waltz (creditado: Christopher Waltz), Edward Zentara, Artur Barcis, Tadeusz Bradecki, Gustaw Lutkiewicz, Jerzy Stuhr, Andrzej Szczepkowski, Krzysztof Zaleski, entre outros.
Blogueiro assistiu no streaming (Lumine) em 18 de agosto de 2024.
Sinopse: Baseado em fatos. Durante a Segunda Guerra Mundial, um prisioneiro (Waltz) consegue escapar do campo de concentração de Auschwitz. Se refugiando de mosteiro em mosteiro, ele acaba tendo curiosidade em saber mais sobre Maximiliano Maria Kolbe (Zentatra), sacerdote católico polonês que estava preso no mesmo campo de concentração que ele estava.
Comentários: Ganhador duplamente do Oscar como coadjuvante em dois filmes do mestre Quentin Tarantino, Christoph Waltz é o protagonista deste filme noventista que se propõe a ser uma cinebiografia de São Maximiliano Maria Kolbe, santo cujo o martírio foi lembrado pela Igreja Católica na última quarta-feira. E o filme falha terrivelmente ao que se propõe, já que o fraco roteiro valoriza os personagens secundários, praticamente escanteando o cinebiografado, trazendo apenas alguns poucos fragmentos de sua vida. Como se isso não bastasse, o filme tem um ritmo lento que chega a nos entediar, mesmo que não chegue a uma hora e meia de duração, e ainda é bem insosso, faltando emoção. Só não é totalmente ruim, pois ao menos faz uma eficiente reconstituição de época, o que acaba sendo praticamente nada. Enfim, se quiser assistir uma boa cinebiografia do santo martirizado em Auschiwitz para salvar a vida de um pai de família, fuja deste filme noventista, e assista o ótimo docudrama Duas Coroas. Cotação: / Nota: 3,5.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.
Cinéfilo alagoano.
Trailer, infelizmente, dublado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário