terça-feira, 26 de abril de 2022

O RETORNO NÃO OFICIAL DE LI.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Garras de Aço (Wong Fei Hung V: Tit Gai Dau Ng Gung - título original / Last Hero in China OU Claws of Steel - títulos internacionais).
Produção honconguesa de 1993.

Direção: Wong Jing.

Elenco: Jet Li, Cheung Man, Cheung Wai Kin, Chan Pak Cheung, Leung Ka Yan, Gordon Liu (creditado: Lau Ka Fei), Tsui Chung Shun, Chu Ti Woo, Yuen Wing Yee, Yuen King Dan, Leung Pui Wu, Amy Chia, Linda Cheung, entre outros.

Blogueiro assistiu on-line (YouTube) em 24 de abril de 2022.

Sinopse
: Após arrumar um local novo para sua academia e consultório médico, o mestre fodão Wong Fei Hung (Li) tem que manter a ordem entre seus discípulos, já que o novo local é vizinho a um prostíbulo. Mas, isso acaba não sendo o maior dos problemas quando é descoberto um esquema de tráfico de mulheres envolvendo autoridades civis e religiosas local. A partir de então, mestre e seus discípulos passam a lutar para salvar as moças raptadas.

Comentários
: Inspirado numa figura real, o herói chinês Wong Fei Hung é o personagem mais representado nas telonas com cerca de 119 filmes produzidos sobre ele. Uma das suas versões mais conhecidas por nós ocidentais foi vivida por Jet Li, que deu vida ao personagem por cinco vezes, sendo quatro na franquia Era uma Vez na China. Curiosamente, ele interpretou o personagem fora da franquia, apenas um ano após o terceiro filme, o que deve ter dado um nó na cabeça dos chineses já que o quinto filme oficial também chegou no mesmo ano do filme que Li estrelou e produziu. Felizmente, nós brasileiros não sofremos com isso, já que o filme chegou por aqui com o título Garras de Aço. Sobre este, trata-se um divertido filme, com boas piadas e sequências de luta empolgantes, bem coreografadas, com direito até Li duelar com o veterano Gordon Liu, astro da trilogia do final dos anos 1970 e início dos 1980 A Câmara 36 de Shaolin. É bem verdade que o roteiro poderia ter sido um pouco melhor e alguns furos poderiam muito bem serem evitados. Mesmo assim, as qualidades superam e temos aqui um bom e divertido filme do astro chinês aniversariante de hoje, que merece ser conferido, visto e revisto. 
CotaçãoNota: 7,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário