quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

ASSUMINDO GRANDES RESPONSABILIDADES.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (Spider-Man: No Way Home).
Produção estadunidense e islandesa de 2021.

Direção: Jon Watts.

Elenco: Tom Holland, Zendaya, Benedict Cumberbatch, Jacob Batalon, Jon Favreau, Benedict Wong, Jamie Foxx, Willem Dafoe, Alfred Molina, Marisa Tomei, Andrew Garfield, Tobey Maguire, J.K. Simmons, Thomas Haden Church, Rhys Ifans, Charlie Cox, Tom Hardy, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 2 do complexo Cinesystem Maceió em 15 de dezembro de 2021.

Sinopse
: Baseado em HQs da Marvel Comics. Após ter sua identidade revelada ao mundo pelo Mysterio (Jake Gyllenhaal em Homem-Aranha: Longe de Casa), Peter Parker (Holland) precisa arcar com as consequências. Não aguentando a pressão, ele acaba pedindo arrego ao Doutor Estranho (Cumberbatch). Mas, ao recorrer as artes místicas, o feitiço acaba não acontecendo como o esperado, e o Amigo da Vizinhança terá que encarar perigosas ameaças vindas de outras realidades.

Comentários
: Se para a maioria das pessoas o marketing de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa foi uma cartada genial dos realizadores, para mim, acabou sendo um tiro no pé. Afinal, todo mistério em volta da produção, renderam (supostos) vazamentos, especulações, teorias, que fizeram a festa dos produtores de conteúdos da Internet, fazendo que Homem-Aranha: Sem Volta para Casa um fenômeno blockbuster antes mesmo de sua estreia. Mas, quando alguns destes vazamentos realmente são confirmados no filme, somados aos próprios trailers que revelam demais, acabam tirando um pouco o impacto do filme. Sinceramente, os grandes estúdios de Hollywood precisam investigar a fundo os envolvidos nas produções que fazem isso e puni-los exemplarmente, pois esses vazamentos já atingiram o nível do insuportável.

Felizmente, mesmo com os spoilers involuntários vomitados pelos sites e produtores de conteúdos da grande rede, somos presenteados com um filmão de primeira. Alguns furos e outros probleminhas do roteiro são superados por uma trama cativante, envolvente, divertida, que ao nostálgica e, claro, épica, algo que realmente estávamos esperando, e de quebra, marcando o amadurecimento do herói vivido por Tom Holland, que aliás, manda muito bem com uma ótima atuação pontuando essa transição. As atuações, inclusive, são um show à parte, e ver Willem Dafoe, Alfred Molina, Jamie Foxx, entre outros, retornando aos seus personagens da atual franquia e das duas anteriores do Cabeça de Teia nas telonas vale cada centavo.

Mesmo chovendo no molhado, não posso deixar de mencionar a impecável parte técnica, com destaque especial para os efeitos e a trilha, que rendem sequências eletrizantes do começo ao fim, de encher os nossos olhos, tornado o filme obrigatório de se assistir na sala de cinema mais bem equipada e com a maior tela possível. Vacinado e se sentindo seguro, recomendo que faça isso. E sem pressa de sair, já que, obviamente, rola uma cena na primeira metade dos créditos finais, e ao final deste, o primeiro trailer (e acredito que exclusivo aqui) do aguardado Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, que vai fazer você vibrar tanto durante a exibição do filme do Cabeça de Teia.

Enfim, da mesma forma que Vingadores: Ultimato foi o coroamento de mais de uma década de Universo Compartilhado Marvel, Homem-Aranha: Sem Volta para a Casa é o coroamento do herói Amigo da Vizinhança nas telonas. Fecha com chave de ouro a primeira  nova trilogia do herói (segunda a produtora Amy Pascal, teremos pelo menos mais uma trilogia estrelada por Holland) ao mesmo tempo que é um tributo as duas franquias anteriores e uma verdadeira carta de amor aos fãs. Um marco histórico não apenas do herói nas telonas, mas, da volta em peso do público aos cinemas, após um período tão obscuro. CotaçãoNota: 9,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário