= Excepcional. / = Muito bom. / = Bom./ = Regular. / = Fraco. / = (Preciso mesmo dizer?).
Produção estadunidense de 1968.
Direção: Buzz Kulik.
Elenco: Yul Brynner, Robert Mitchum, Grazia Buccella, Herbert Lom, Robert Viharo, Frank Wolff, Diana Lorys, Alexander Knox, Bob Carricart, Andrés Monreal, Fernando Rey, Julio Peña, José Maria Prada, Regina de Julián, Antonio Ruiz, Jill Ireland, Charles Bronson, entre outros.
Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e no streaming (Telecine Play).
Sinopse: Baseado em fatos narrados no livro Pancho Villa de autoria de William Douglas Lansford. Um piloto estadunidense (Mitchum) que contrabandeava armas para o México durante a revolução, acaba conhecendo casualmente Pancho Villa (Brynner) e seu grupo. Inicialmente a contragosto, ele acaba se juntando a causa, usando seu talento de piloto para ajudar nas batalhas.
Comentários: Quando décadas atrás assisti este clássico sessentista no Corujão, passou batido que ele é estrelado pelo saudoso Yul Brynner. Algo compreensivo, já que o ator russo-estadunidense some como o líder mexicano (algo que seria imperdoável nos dias de hoje pela chatíssima e intolerante patrulha do politicamente correto), fisicamente na impecável maquiagem que o tornou totalmente irreconhecível, e assistindo hoje, percebi que também na excelente atuação. Lembrava sim, dos também saudosos Robert Mitchum e, principalmente, Charles Bronson, totalmente fodão bad ass, detonando a tiros com os inimigos, roubando a cena, e que me surpreendeu hoje na ótima atuação como coadjuvante de luxo que rouba a cena, num filme que conta com um ótimo roteiro, que traz uma trama empolgante, envolvente e com humor na medida e nos momentos certos O resultado é Villa, o Caudilho (que no Telecine Play, está com o título Pancho Villa - inclusive, só estará disponível até o próximo domingo) é um ótimo filme, muito divertido, totalmente imperdível. Cotação: / Nota: 9,0.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.
Cinéfilo alagoano.
Na falta do trailer, vai um vídeo, COM SPOILERS, que copila e faz uma contagem
do número de figurantes que o Rodolfo Fierro de Charles Bronson mandou para o saco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário