= Excepcional. / = Muito bom. / = Bom./ = Regular. / = Fraco. / = (Preciso mesmo dizer?).
A 36ª Câmara de Shaolin / A Câmara 36 de Shaolin (Shao Lin san shi liu fang - título original / The 36th Chamber of Shaolin - título internacional).
Produção honconguesa de 1978 .
Direção: Liu Chia-Liang.
Elenco: Gordon Liu, (creditado: Liu Chia-Hui), Wang Yu, Lo Lieh, Chiang Yung Liu, Norman Chu,, Wong Yue, John Cheing, Wilson Tong, Hang-Sheng Wu, entre outros.
Blogueiro assistiu no streaming (Netflix) em 21 de julho de 2021.
Sinopse: Inspirado em fatos. A rotina do jovem San Te (Liu) muda para sempre quando os Manchus chegam em Cantão, tocando o terror. Conseguindo sobreviver ao ataque, San Te vai parar num mosteiro Shaolin, onde irá se dedicar ao máximo para aprender artes marciais e poder voltar para um acerto de contas.
Retorno à Câmara 36 (Shao Lin da peng da shi - titulo original / Return to the 36th Chamber - título internacional).
Produção honconguesa de 1980.
Direção: Liu Chia-Liang .
Elenco: Gordon Liu (creditado: Liu Chia-Hui), Lung Wei Wang, Hou Hsiao, Yeong-mun Kwon, Kara Wui, Tao Chiang, King Chun Lee, entre outros.
Blogueiro assistiu no streaming (Netflix) em 08 de agosto de 2021.
Sinopse: Um picareta (Liu) se passa por um monge Shaolin a fim de acabar com os desmandos de inescrupulosos proprietários de uma fábrica de tecidos, que vêm tocando o terror em seus funcionários. Mas, a farsa acaba sendo descoberta e ele se dar mal. Determinado a ajudar seus amigos, o cara acaba indo buscar arrego num mosteiro Shaolin de verdade, onde um dos monges é o lendário Sam Te (Lee), em busca de aprender a lutar de verdade.
Discípulos da Câmara 36 (Pi li shi jie - título original / Disciples of the 36th Chamber - título internacional).
Produção honconguesa de 1985.
Direção: Liu Chia-Ling.
Elenco: Gordon Liu (creditado: Liu Chia-Hui), Hou Hsiao, Shen Chan, Lilly Li, Jason Pai Piao, Liu Chia-Liang, Miao Ching, Hoi Sang Lee, Hui Huang Lin, Han-Yuan Ma, Wai Cheung Mak, Qui Yuen, entre outros.
Blogueiro assistiu no streaming (Netflix) em 08 de agosto de 2021.
Comentários: Com mais de 120 trabalhos no currículo, Gordon Liu é um dos grandes ícones das artes marciais, inclusive sendo reconhecido pelo diretor Quentin Tarantino que lhe deu personagens na duologia Kill Bill. Seu estouro para o mundo veio quatro anos após seu debute nas telonas no clássico A 36ª Câmara de Shaolin, onde esbanja carisma e talento marcial. O filme conta com um bom roteiro que traz uma trama envolvente, que ganha forças por ser bem coreografada. O resultado é simplesmente um filme de artes marciais ligeiramente acima da média, um clássico obrigatório para os fãs do gênero. Cotação: / Nota: 7,5.
Após o merecidíssimo sucesso que o filme obteve, uma continuação foi logo providenciada, chegando dois anos depois, reunindo o diretor e o astro, que curiosamente, volta em outro personagem e com outro ator vivendo o seu personagem do filme anterior. O tom mais cômico adotado aqui faz com que alguns fãs torçam o nariz para este filme. Mas, particularmente gostei bastante, que traz um roteiro satisfatório, que traz uma trama que repete a fórmula do original. Divertido, vale a conferida. Cotação: / Nota: 7,0.
O astro retornava e ao mesmo tempo se despedia do seu personagem do filme original em 1985, no terceiro e último filme da franquia. Porém, sendo um coadjuvante de luxo já que o protagonista na prática é o também carismático Hou Hsiao. O tom cômico também é adotado aqui, mas, nada que atrapalhe, já que temos um filme com um roteiro também satisfatório, que cumpre direitinho sua função de divertir, mantendo o bom nível da franquia. Bem ligeiramente inferior aos anteriores, não faz feio, fechando bem a trilogia. Cotação: / Nota: 6,5.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.
Cinéfilo alagoano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário