= Excepcional. / = Muito bom. / = Bom./ = Regular. / = Fraco. / = (Preciso mesmo dizer?).
Produção estadunidense de 1953.
Direção: Stanley Kubrick.
Elenco: Frank Silvera, Paul Mazursky, Kenneth Harp, Steve Coit, Virginia Leith, entre outros.
Blogueiro assistiu no streaming (Netmovies) em 17 de fevereiro de 2021.
Sinopse: Durante uma guerra, um avião com quatro soldados (Silvera, Mazursky, Harp e Coit) acaba caindo em território inimigo. A partir de então, eles precisam se virar nos trinta para sobrevive ao ambiente hostil. Para complicar, eles são vistos por uma camponesa (Leith), que pode entregá-los.
Produção estadunidense de 1955.
Direção: Stanley Kubrick.
Elenco: Frank Silvera, Jamie Smith, Irene Kane, Jerry Jarret, Mike Dana, Felice Orlandi, Shaun O'Brien, Barbara Brand, entre outros.
Blogueiro assistiu no streaming (Telecine Play) em 21 de fevereiro de 2021.
Produção estadunidense de 1956.
Direção: Stanley Kubrick.
Elenco: Sterling Hayden, Coleen Gray, Vinde Edwards, Jay C. Flippen, Ted DeCorsia, Marie Windsor, Elisha Cook, Joe Sawyer, James Edwards, Timothy Carey, entre outros.
Blogueiro assistiu no streaming (Telecine Play) em 21 de fevereiro de 2021.
Sinopse: Baseado no romance Clean Break, escrito por Lionel White. Pretendendo se aposentar da vida criminosa, o ex-presidiário Johnny Clay (Hayden) bola um plano infalível de assalto a um jóquei clube, e reúne seus parças para executá-lo. Mas, o crime quase perfeito acaba não saindo como o planejado..
Produção estadunidense de 1957.
Direção: Stanley Kubrick.
Elenco: Kirk Douglas, Ralph Meeker, Adolphe Menjou, George Macready, Wayne Morris, Richard Anderson, Joseph Turkel, Susanne Christian, Jerry Hausner, Timothy Carey, entre outros.
Blogueiro assistiu no streaming (Telecine Play) em 22 de fevereiro de 2021.
Sinopse: Adaptação do romance escrito por Humphrey Cobb. Durante a Primeira Guerra Mundial, um ataque militar francês, ordenado teimosamente por um general (Macready) cabeça dura do caralho, acaba sendo frustrado de forma trágica. Percebendo a merda que fez, mas, sem dar o braço a torcer, ele ordena que ocorra um imediato julgamento na Corte Marcial, e três soldados (Meeker, Turkel e Carey) são escolhidos aleatoriamente para serem os bodes expiatórios e julgados por covardia. Diante do absurdo, o Coronel Dax (Douglas), que antes de se alistar era uma brilhante advogado, resolve assumir o caso e defender os réus.
Comentários: No próximo domingo, completarão vinte e um anos que o saudoso mestre Stanley Kubrick nos deixou. Em sua homenagem, conferimos os quatro primeiros filmes conferidos por ele. Após dirigir dois curtas documentários, Kubrick debuta nas telonas com Medo e Desejo, filme que tem apenas um pouquinho mais de uma hora de duração, mas. o suficiente para o roteiro satisfatório trazer uma trama envolvente e cativante. O resultado é um filme interessante, mas, nada de extraordinário, que vale a conferida principalmente pelo valor histórico. Cotação: / Nota: 6,5.
Dois anos após a sua estreia, Kubrick volta com A Morte Passou por Perto, filme que em comparação ao anterior tem uma ligeira melhora. Mais uma vez, o então jovem diretor aproveita bem a pequena duração de um pouco mais de uma hora para entregar um filme com uma trama ainda mais interessante e envolvente trazida pelo bom roteiro, que prende a nossa atenção do começo ao fim. Enfim, mais um bom filme de Kubrick. Cotação: / Nota: 7,0.
A melhora de qualidade prossegue em seu terceiro longa, O Grande Golpe, que é considerado por muitos como o primeiro filme que Kubrick teve liberdade para mostrar todo seu talento. E de fato, dos seus primeiros longas, este aqui é o mais divertido. Temos aqui um bom filme de golpistas e assaltos, com um bom roteiro, que traz uma trama interessante, que tem como novidades, ao menos neste sub-gênero do crime não compensar. Cotação: / Nota: 7,5.
Por fim, o drama de guerra e de tribunal Glória Feita de Sangue traz a primeira parceria do diretor com o saudoso Kirk Douglas, que o indicou para dirigi-lo no filme seguinte, simplesmente, o clássico Spartacus. Temos um filme que tem um bom roteiro, bem desenvolvido, que traz mais uma trama tão envolvente que impossível ficamos sem reagir durante a aproximada uma hora e meia de duração. Dos primeiro filmes dirigidos por Kubrick, este aqui acaba sendo o ligeiramente melhor. Cotação: / Nota: 7,5.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.
Cinéfilo alagoano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário