Produção estadunidense de 1974.
Direção: Francis Ford Coppola.
Elenco: Gene Hackman, John Cazale, Allen Garfield, Frederic Forrest, Cindy Williams, Michael Higgins, Elizabeth Mac Rae, Teri Garr, Harrison Ford, Robert Duvall (não creditado), entre outros.
Blogueiro assistiu no streaming (Telecine Play) em 12 de julho de 2020.
Sinopse: Harry Caul (Hackman) é um investigador particular que praticamente é uma lenda viva no seu ramo, devido a sua competência e dedicação. Numa investigação de rotina, ele descobre um suposto caso de adultério. Mas, ele passa a desconfiar que existe mais caroço nesse angu, e reluta em entregar o material coletado por o assistente (Ford) do seu contratante (Duvall).
Comentários: A cerimônia do Oscar de 1975 consagrou o mestre Francis Ford Coppola com a premiação de O Poderoso Chefão - Parte II, que levou além de ter levado a estatueta de Melhor Filme e de Melhor Direção, levou também outras três. Curiosamente, naquele anos Coppola também concorreu na categoria de Melhor Filme com este filme, estrelado por Gene Hackman, que levou a Palma de Ouro em Cannes, e que boa parte da crítica rasga elogios. Mas, com toda sinceridade, particularmente, não achei o filme esse coisa toda. Não é ruim, já que Coppola, que também escreve o roteiro e produz, entrega um filme interessante, com uma boa trama envolvente, que prende a nossa atenção. Mas, realmente, achei um pouco chato e morgadão, e com um protagonista antipático, que ao mesmo tempo é inteligentíssimo, é uma anta que cai em óbvias ciladas. Enfim, vale apenas pela curiosidade, e para ver Hackman com uma ótima atuação. Nada memorável nem que mereça prêmio. Cotação: / Nota: 6,5.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário