sexta-feira, 1 de maio de 2020

O HOMEM DE AÇO NA VERSÃO APROXIMADA DO DIRETOR.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?.

Superman II: Donner Cut (Superman II: The Richard Donner Cut).
Produção britânica e estadunidense de 2006.

Direção: Richard Donner. 

Elenco: Gene Hackman, Christopher Reeves, Marlon Brando, Ned Beatty, Jackie Cooper, Sarah Douglas, Margot Kidder, Jack O'Halloran, Valerie Perrine, Clifton James, E.G. Marshall, Terence Stamp, entre outros.

Blogueiro assistiu online (site Tudo HD.TV) em 1º de maio de 2020.

Sinopse: Reedição de Superman II - A Aventura Continua pela ótica do diretor Richard Donner. Desconfiando que Clark Kent e o Superman (Reeves) são a mesma pessoa, Lois Lane (Kidder) pressiona e acaba constatando que estava certíssima. A partir de então, os dois engatam um romance e o Homem de Aço resolve abrir mãos dos seus poderes, se tornando um mero humano. O que ele não esperava era que justamente quando ele toma esta drástica decisão, um trio de super-vilões liderados por Zod (Stamp), general que causou uma rebelião em Krypton e foi condenado por seu pai (Brando), chegaram a Terra para dominá-la.

Comentários: Quando vemos sorrisos para todos os lados em entrevistas e no lançamento de um filme, não sabemos o quanto é tenso o clima de filmagens de algumas produções, e nem sempre o resultado final que conferimos é de fato a visão do seu realizador. Somente quando se torna insuportável, ocorre decisões drásticas é que as tretas são reveladas para nós. É o caso dos dois primeiros filmes clássicos do Superman, que foram rodados simultaneamente, mas, as constantes brigas do mestre Richard Donner com os produtores, causaram sua demissão no segundo filme. Seu parça, Howard Hawks, até começou a filmar, mas, ficou gravemente adoentado, e acabou passando a batuta passando para o xará de Donner, Richard Lester, que pegou o material quase pronto, e filmou algumas coisas apenas por questões de regras sindicais da categoria. O resultado foi além do esperado, e mesmo com boa parte dos fãs e da crítica, considerarem que o filme é inferior ao original, particularmente, minha opinião é totalmente oposta. 

E o que é bom, poderia ter sido melhor e agradado a maioria supracitada, se Donner (ou pelo menos Hawks) tivesse permanecido. É o que comprova a sua versão tardia para o clássico, feita com material inédito que tinha sido descartado por Lester (boa parte não por vontade própria, mas, por questões contratuais, principalmente, no caso de Marlon Brando, que também pulou fora do projeto, junto com Gene Hackman, após a demissão de Donner, mas ao contrário do eterno Lex Luthor, exigiu ser desligado totalmente do filme). Contando com a ajuda do editor Michael Thau, e do roteirista original do filme, Tom Mankiewicz, a versão de Donner é um novo filme, que nos encanta justamente pelo material inédito, principalmente, as cenas dos saudosos Christopher Reeves, Marlon Brando (destaque especialíssimo para uma sequência que faz uma claríssima referência diretíssima a parábola do Filho Pródigo de Jesus, que particularmente, me fez arrepiar) e Margot Kidder. Mas, acaba não disfarçando que se trata de uma versão aproximada do diretor, devido aos furos grosseiros que acabou atrapalhando bastante a narrativa, prejudicando bastante o resultado final.

Mas, apesar disso, Superman II - A Versão Aproximada de Richard Donner (permita-me chamar assim) é um filme que praticamente é uma continuação diretíssima do filme original, muito mais que a versão oficial de Lester. Mas, esta é favorecida por trazer uma trama muito mais bem amarrada, perfeita, sem furos. Não deixa de ser uma preciosidade que precisa ser conhecida e valorizada. Cotação / Nota: 9,3.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário