Direção: Peter Weir.
Elenco: Mel Gibson, Mark Lee, Bill Hunter, Robert Grubb, Bill Kerr, John Morris, Harold Hopkins, Tim McKenzie, David Argue, entre outros.
Blogueiro assistiu online (YouTube) em 24 de abril de 2019.
Cotação:
Nota: 7,0.
Sinopse: Inspirado em fatos. A trama se passa em 1915. Archy Hamilton (Lee) e Frank Dunne (Gibson) são dois rápidos corredores que residem numa cidadezinha nos cafundós da Austrália. Os dois unem forças e caem na estrada, com objetivos diferentes. Enquanto Archy quer se alistar e servir o exército, em plena Primeira Guerra Mundial, Frank quer distância do conflito e quer apenas arrumar grana para montar uma loja de bicicleta. Mas, no decorrer da jornada, Archy acaba convencendo Frank, que acaba se alistando. Separados devido a companhias diferentes que servem, os dois vão se encontram em campo de batalha, em Gallipoli, na Turquia, onde ocorre uma das maiores e mais sangrentas batalhas do conflito.
Comentários: Se você reparar bem, existem pouquíssimos filmes sobre a Primeira Guerra Mundial. Isso ocorre pelo simples fato dos Estados Unidos não terem participado do conflito, o que acaba fazendo com que Hollywood não tenha interesse em produzir filmes com tramas sobre o conflito. Mas, como não só de Hollywood vive o cinema mundial, podemos encontrar filmes e séries sobre o conflito. Como esta produção australiana, que tem como um dos protagonistas o astro Mel Gibson, logo após o estouro o primeiro Mad Max, e lançado no mesmo ano da primeira continuação deste. Escrito e dirigido por Peter Weir, que posteriormente iria fazer carreira em Hollywood com trabalhos memoráveis como A Testemunha, Sociedade dos Poetas Mortos, O Show de Trurman, entre outros, temos um bom filme, com uma trama envolvente e cativante sobre a amizade, sem deixar de tocar na ferida e mostrar decisões estúpidas numa guerra que acabam levando a morte trágica e desnecessária de vários jovens combatentes. É bem verdade que poderia ter um roteiro bem mais elaborado, mas isso não afeta o resultado final. Vale a conferida.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.
Filme completo, legendado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário