=
Excepcional. / =
Muito bom. / =
Bom./ =
Regular. / =
Fraco.
Esporte Sangrento. (Only The Strong).
Produção
estadunidense de 2003.
Direção:
Sheldon Lettich.
Elenco:
Mark Dacascos, Geoffrey Lewis, Stacey Travis, Paco Christian Prieto, Todd Susman, Richard Coca, entre outros.
Blogueiro
assistiu pela primeira vez na TV aberta (SBT) e posteriormente em home vídeo (DVD).
Conceito:
Nota: 8,5.
Sinopse: Louis Stevens (Dacascos) é um militar estadunidense que acaba de dar baixa. Recém-chegado do Brasil, onde cumpriu uma missão e fez várias amizades com os locais, resolve visitar sua antiga escola e o professor (Lewis) responsável pela virada em sua vida. Ao se deparar com a realidade caótica onde a droga corre solta, Stevens resolve implantar um projeto, ensinando capoeira aos alunos mais complicados da escola. À medida em que as aulas vão se desenrolando, Stevens vai ganhando a atenção e o respeito dos alunos, modificando suas vidas. Algo que os traficantes locais, principalmente o chefão Silvério (Prieto), não gostam nadinha e farão de tudo para atrapalhar.
Comentários: Antes de comentamos este filme, um dos últimos a ser lançado pela saudosa América Vídeo, meus sinceros agradecimentos ao nosso leitor Jhofrei pela sugestão de comentamos este filme. Que sirva de exemplo e incentivo para outros leitores fazerem mesmo. Feito os devidos agradecimentos, meus primeiros comentários é justamente contra o título que os distribuidores brasileiros deram a este filme de artes marciais B, estrelado pelo astro do gênero Dacascos que, apesar de ser talentoso e se sair bem também na atuação, não ascendeu para a classe A hollywoodiana (Tá aí um cara que merece figurar na festa de arromba dos astros do gênero promovida por Stallone na franquia Os Mercenários). Além de não ter nada ver com o filme, já que Esporte Sangrento, é um filme de ação leve, com violência moderada, ainda por cima é uma ofensa a nós brasileiros, principalmente, aos praticantes da capoeira. Nem mesmo o tosco começo no meio do mato de qualquer lugar do mundo se passando pelo Brasil e o tosco vilão mexicano dizendo ter sido criado na pior favela do Rio de Janeiro é tão patético e ofensivo em comparação ao péssimo título dado pelos próprios brasileiros. Até mesmo se o dessem um título tosco, do tipo Capoeira - O Filme não seria tão ofensivo. Sem dúvida, um dos piores títulos nacionais já dado ao um filme estrangeiro.
Se o título brasileiro de Only The Strong (Somente para os Fortes, na tradução literal) é uma decepção, o mesmo não podemos dizer do filme. Dirigido e escrito por Sheldon Lettich, o mesmo cara que dirigiu e escreveu O Grande Dragão Branco, Leão Branco - O Lutador Sem Lei e Duplo Impacto, todos filmes de Jean Claude Van Damme na sua fase inicial de ouro, o filme é uma agradável surpresa, com ótima coreografia e o gringo Dacascos se saindo super bem na capoeira.
O roteiro é razoável, trazendo a batida história de professor que encara alunos problemáticos e transforma a sua vida, somada aos clichês preconceituosos contra nós brasileiros e, principalmente, o rotineiro enredo de filmes de ação B, em especial os de artes marciais. Novidade mesmo somente a capoeira que nem mesmo numa produção brasileira foi tão valorizada (Besouro, por exemplo, é um dos piores filmes já produzidos em todos os tempos). Sem dúvida, somada a trilha mixada, a capoeira é o grande atrativo e diferencial deste filme que, disparado, é um dos melhores estrelados pelo subestimado, mas carismático e bom de briga Dacascos. Para ser visto e revisto várias vezes, principalmente, pelos fãs de filmes de artes marciais classe B.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo.
Poster original do filme.
Capas dos dois DVDs do filme, disponíveis no Brasil.
Filme completo, na versão dublada.
muito bom eu particularmente gosto bastante deste filme , e sempre que eu tiver uma sugestao e vou compartilhar ela ai com voçe rick e com os leitores !
ResponderExcluirDemorei, mas missão dada é missão cumprida. Está aí os comentários sobre o nosso filme favorito estrelado pelo subestimado Dacascos, que apesar de talentoso e dominar cinco artes marciais, incluindo a nossa capoeira, infelizmente, ainda não estourou e, dificilmente, parece que sairá da 4ª divisão hollywoodiana, estrelando sempre produções modestas, lançadas diretamente em home vídeo. Em se tratando dele, algo inexplicável. Quem sabe daqui alguns anos, ele vire uma celebridade da grande rede, a exemplo de Chuck Norris.
ResponderExcluirMas para nós, fãs do cinemão de ação, em especial, dos filmes de artes marciais, sempre vamos reconhecer o talento do cara. E em breve, comentarei mais filmes estrelado por ele. Fique atento e deixe seus comentários.
Mais uma vez agradeço a valiosa ajuda e estou à disposição para aceitar a sua sugestão e a de outros leitores do nosso blog. Continue sempre a nos visitar e deixando suas opiniões e sugestões.
Abraços! Fique com Deus!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAdorei, muito bom! Melhor filme que já assisti!!!
ResponderExcluirAlguém sabe me dizer como é o nome do 'skatista' do filme?
Adorei, muito bom! Melhor filme que já assisti!!!
ResponderExcluirAlguém sabe me dizer como é o nome do 'skatista' do filme?
Eita, Prih Rosa, você nos pegou. Só revendo os créditos finais do filme. Desculpa por não ajudá-la!
ExcluirSeja sempre bem-vinda ao nosso blog! Volte sempre e comente nossas postagens! Bjs!