segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CASAL EXPLOSIVO EM FILME BOMBÁSTICO.

Filmes.
Casal explosivo em filme bombástico.

No último fim de semana foi lançado em nossos cinemas Os Especialistas, que tem como trio de protagonistas Robert De Niro, Jason Statham e Clive Owen. Só por esta trinca de feras, o filme promete ser, no mínimo, explosivo. Alguns anos antes, precisamente em 1994, um outro filme tão explosivo e com elenco de feras era lançado. Trata-se do homônimo, no singular, O Especialista, encabeçado por um Sylvester Stallone bombando nas bilheterias, após a volta por cima em sua carreira graças aos filmaços Risco Total e O Demolidor, e uma Sharon Stone, ainda gozando (ops! Desculpe o trocadilho!) a fama da sua femme fatale Catherine Tramell, do eletrizante suspense e quase erótico Instinto Selvagem. Completava o elenco um inspiradíssimo James Woods,  o irmão de Júlia Roberts, Eric Roberts (que se reencontrou com Stallone, no ano passado, em Os Mercenários) e o saudoso Rod Steiger.

Na trama,  uma misteriosa e sensual mulher (Stone, numa imitação barata de sua mais famosa personagem) volta a Miami para se vingar dos assassinos dos seus pais. De forma surreal, praticamente encontrando na lista telefônica, contrata o ex-agente da CIA e especialista em explosivos, Ray Quick (Stallone), para ajudá-la no seu plano fatal de vingança. Só que eles não contavam com o ex-companheiro de CIA e desafeto de Quick, Ned Trent (Woods, roubando cena, em mais um show de interpretação), que investiga as fatais brincadeiras com fogo promovidas pelo "Magayver" dos explosivos. Evidente que, entre uma mirabolante explosão e outra, cliente e prestador de serviço se envolvem, com direito a Stallone dar "uns pegas" em Stone, protagonizando a cena de sexo mais forte de sua carreira, depois do mico de fazer um semi-pornô em sua estreia nas telonas, no tosco O Garanhão Italiano  que, ainda bem, pouquíssima pessoa viu este constrangimento que o astro protagonizou. 

O filme tem um roteiro fraquinho (primeiro motivo do "bombástico" no título da postagem), que se salva graças as cenas de ação muito bem conduzidas pelo diretor Luís Llosa, que além de caprichar na fotografia e nas explosões (segundo motivo do "bombástico"), conseguiu também arrancar uma ótima atuação de Woods, que simplesmente conduz o filme. Já o veterano Steiger aparece pouco, mas também rouba cena, numa interpretação contida, enquanto que Eric Roberts está muito canastrão, fazendo um vilão que tanto faz como tanto fez na trama. É dele o maior mico do filme, em relação a maquiagem, já que esqueçeram de envelhecer o seu personagem entre o assassinato dos pais da personagem de Stone e o reeencontro anos depois. O casal de protagonistas "SS duplo" está no piloto automático, mas, em compensação tem uma química perfeita entre eles.

Curiosamente, o filme recebeu cinco indicações ao Framboesa, sobrando indicação injusta para o veterano Steiger, ganhando dois, de pior atriz para Sharon Stone e pior dupla, para ela e Stallone. Tudo bem que as interpretações da loira e do brucutu não são lá grande coisa, mas as indicações e premiações só provam que os caras responsáveis pelo tosco prêmio tem uma marcação cerrada com o eterno Rambo e Rocky Balboa.

Apesar do fraco roteiro que peca pelos exageros nas situações "me engana que eu gosto" e na desnecessária e tosca cena de sexo dos protagonistas, O Especialista é um filmaço explosivo que prende atenção e diverte, e está entre os melhores da carreira dos protagonistas. Agrada principalmente aos fãs do gênero de ação. Para quem ainda não conferiu este filmaço, fique atento que, de vez em quando, ele aparece no canal por assinatura TNT e no SBT. Infelizmente, nas duas emissoras, são exibidos em versão dublada e com cortes absurdos. Mesmo assim, vale a pena conferir já que O Especialista é um filmaço bombástico, seja no bom ou no mal sentido.



Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário